sexta-feira, 27 de julho de 2012

Mais uma discussão inútil

Pelo jeito o Movimento Tradicionalista vive um momento esplendoroso, pois com tantos assuntos mais pertinentes para se discutir, o tema que vem a tona na imprensa são dois: - um que é uma bobagem e outro que não devem mexer. Mas pelo jeito os CTGs estão há cada dia melhores, mais ricos, que Patrão de entidade pobre não sofre para manter sua entidade. 
- Que mundo essa gente vive? - Mas deixa pra lá, vamos ao tema do post.(esse comentário é meu)
(Érika coloquei a tua foto porque sou teu fã!)



MTG vota nesta sexta eliminação da beleza para escolha da Primeira Prenda do Estado. Se aprovada a medida, pontuação será incorporada a critérios menos subjetivos.

Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu? Se depender dos concursos de prenda do Estado, a rainha má do clássico dos irmãos Grimm pode ficar despreocupada: beleza não é o principal quesito para eleger a Primeira Prenda do Rio Grande do Sul.

E, nesta sexta-feira, será votada pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) uma proposta que prevê eliminar a beleza como um dos critérios para a escolha das soberanas dos galpões.
Até o concurso passado, a planilha de notas contabilizava, no máximo, dois pontos e meio pela beleza das concorrentes. Pouco, se comparado aos 35 pontos da prova escrita e aos 18 referentes às habilidades artísticas.

Ainda assim suficiente para que a 22ª Região Tradicionalista se sentisse incomodada. Para o coordenador José Roberto Fischborn, autor da proposição, o julgamento estético tende para a discriminação e foge às regras principais do concurso.
— Dentro desse contexto atual, como é que vamos dizer para uma prenda mirim e juvenil que ela é menos bonita do que a outra? Perdemos embasamento legal, não podemos dizer que uma prenda precisa melhorar a beleza. O que ela vai entender com isso, que vai ter que nascer de novo para ser mais bonita? — diz Fischborn, justificando que a ideia do Primeira Prenda é incentivar ao tradicionalismo e não gerar trauma.

A prenda precisa ter cultura, diz Nilza Lessa
A avaliação da proposta de mudança no regulamento do concurso ocorrerá durante a convenção anual do MTG, que se inicia nesta sexta em Guaporé. Se aprovado, os dois pontos e meio serão incorporados a critérios considerados menos subjetivos, como o vestido, a maquiagem e a maneira como se comunicam com os jurados. A permanência ou retirada do quesito beleza será julgada por 250 tradicionalistas. 

Dentro do movimento, as respostas preliminares se mostram favoráveis à mudança. A patrona dos Festejos Farroupilhas, Nilza Lessa — viúva de Barbosa Lessa, artífice do MTG — explica que a prenda precisa ter cultura e entender da tradição gaúcha, o critério beleza seria secundário e, por isso, não precisa ser julgado. O presidente do Movimento Tradicionalista, Erivaldo Bertolini, diz que a beleza é um quesito sem valor.
— Esse é um item que nunca deveria ter existido. Não existe fórmula para explicar quem é bela e quem não é — conclui Bertolini. 

Sem perda de pontos no uso do português
Se aprovada a proposição da 22ª Região Tradicionalista, eventuais deslizes no uso da Língua Portuguesa deixarão de ocasionar a perda de pontos durante a avaliação oral das candidatas à prenda do RS. A proposta não pretende desconsiderar a necessidade de bom uso da língua materna, mas evitar erros e contestações na própria avaliação.
Atualmente o regulamento do concurso diz que durante a exposição oral, a candidata precisa fazer uso correto do português, o que inclui análise gramatical. No entanto, entre os avaliadores das candidatas, não há pessoas com formação na área, como professores de português.

— Nas fases iniciais do concurso isto demandaria em uma quantidade muito grande de especialistas para fazer a avaliação e correríamos o risco de algum apontamento ser contestado, gerando uma série de recursos — salienta o coordenador da 22ª Região Tradicionalista José Roberto Fischborn.

Pela nova proposta, o termo “uso correto do português” seria substituído por “desenvoltura da fala”. Também permaneceriam contando como pontos negativos, o uso de gírias ou tiques, que indicam vícios de mau uso da linguagem. A iniciativa, segundo Fischborn, tenciona simplificar o concurso, para incentivar a participação ainda maior no movimento tradicionalista.

Para o professor de português Cláudio Moreno, a modificação na regra é válida e não implica desprezo à língua culta. 
— A qualidade de expressão das candidatas, quer queiramos ou não, vai naturalmente influir na impressão que vão causar nos seus julgadores — salienta.
A proposta de mudança no critério vale apenas para a exposição oral das candidatas. Nas categorias Juvenil e Adulta do concurso, também está prevista uma redação, em que o quesito correção gramatical continuará sendo cobrado.

Como é hoje
— O critério beleza integra o item Caracteres Pessoais da planilha de notas. São 10 pontos no total, que se dividem em cinco para o critério boas maneiras, 2,5 para simpatia e 2,5 para beleza.

Como pode ficar
— O critério beleza será trocado pelo item “comunicação”, que deverá julgar as vestimentas, a maquiagem, o cabelo, a postura e a maneira como a prenda se apresenta aos jurados.

Fonte  Joice Bacelo e Marielise Ferreira* Jornal Zero Hora * joice.bacelo@zerohora.com.br
marielise.ferreira@zerohora.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário