quarta-feira, 9 de maio de 2012

Jogo de Osso - Tava

Belo trabalho de quem conhece, Diego Muller, sobre o Jogo do osso, e resolvi postar à todos, pois o conhecimento é única riqueza que ninguém lhe tira.

Escolhe-se um chão parelho,nem duro,que faz saltar,nem mole,que acama,nem areento,que enterra o osso.
É sobre o firme macio,que convém.A cancha com uma braça de largura,chega,e três de comprimento;no meio bate-se uma raia de pistola,amarrada em duas estaquilhas ou mesmo um risco no chão, serve... de cada cabeça da cancha é um jogador atira,sobre a raia do centro:este atira daqui pra la,o outro atira de la pra cá.

O osso é a taba,que é o osso do garrão da rês vacum. O jogo é só de suerte ou culo.

CULO é quando a taba cai com o lado arredondado pra baixo:quem atira assim perde logo a parada 


SUERTE é quando o lado chato fica pra baixo:ganha logo e sempre.


Quer dizer: Quem atira culo perde, se é suerte ganha e logo arrasta a parada.
Ao lado da raia do meio fica o coimeiro que é o sujeito depositário da parada e que a entrega logo ao ganhador.O coimeiro também é o que tira o barato-para o pulpeiro. Quase sempre é um aldragante velho e sem-vergonha,dizedor de graças.
É um jogo brabo pois não é? 


Pois a jente que se amarra o dia inteiro nessa canchaça e parada envida tudo:os bolivianos, os arreios,o cavalo, o poncho, as esporas. O facão nem a pistola, isso sim, nem aficionado joga; os fala-verdade que tem que garantir a retirada do perdedor sem debochar dos ganhadores...e cuidado...muito cuidado com o gaúcho que saiu da cancha do osso de marca quente!...


Jogo do Osso
(trecho de Contos Gauchescos de J. Simões Lopes Neto)


"Cada palmo desta terra guarda na paz e na guerra... Nos palácios e galpões o teu canto barbaresco, gaúcho e martínfierresco, CANTOR MAIOR DAS MISSÕES!!!!!!!!!!!!!!!!!"
JOÃO SAMPAIO

Sem comentários:

Enviar um comentário