quarta-feira, 4 de julho de 2012

Como se faz uma música?

         Plagiando ao poeta, a música é a própria alma que se transforma em canção. São fragmentos de um amor guardado que se faz inundação. A música é para a vida o que o orvalho é para as flores, são pequenos fragmentos que unidos se transformam em água e matam a sede dos campos. 
         A música, para muitos, é a linguagem dos anjos. É a forma mais doce de expressar os sentimentos guardados. É o vento que sopra do coração, que alimenta a alma, que fortifica os sonhos.
        Quantos de nós já não choramos ouvindo uma bela música? Quantos de nós, já não clamamos à Deus, ao som de uma bela música? Quantos de nós, já lembramos belos momentos ouvindo uma música? e quantos de nós já não nos alegramos ao som de uma música. 
         Por isso, respeitem a música, repeitem seu conteúdo, respeitem sua linguagem e os sentimentos que elas trazem, talvez tará alguma que para ti não é importante, para outros é a própria realização.
        A música não tem tempo, não tem idade, portanto não envelhece. Quando se faz um poema e junta-se aos acordes da melodia, isso se transforma em música, portanto são sentimentos de muitos que transfiguram aos sons dos instrumentos fazendo com que se transforme em música.
         
        QUAIS SÃO OS PASSOS PARA UMA MÚSICA?
        - Primeiro é encontrar um tema, pois existem muitos temas já batidos e o diferencial é fazer o diferente, simples, mas com poesia, com conteúdo, ou seja com a voz do coração. Então escreve-se um poema, levando em conta, muitas vezes, a rima, a métrica que é essencial e o conteúdo;
        - Depois de o poema pronto, busca-se os parceiros para a melodia. Para a melodia, leva-se em conta, o ritmo, os compassos, a harmonia e a autenticidade, além de não copiar nenhuma outra música ou acordes existente, pois isso pode ser "plagio"(compassos ou melodia semelhante ou igual a outra já existente);
         - Depois de a letra e a melodia estarem prontas, ainda tem os arranjos, ou seja, a colocação de outros instrumentos, para que se tornem uma música interessante, sem excessos e sem falta, cuidando sempre o choque harmônico e a cacofonia na letra;
        - Após os arranjos vem a gravação em estúdio, onde será feita uma "guia" ou música suja que se chama, e depois serão colocados todos os instrumentos, quantas vezes acharem necessárias, deixando por último colocar as vozes, ou voz solo, ou vocais;
        - Depois de tudo pronto vem a mixagem, ou seja, unir tudo isso, deixando todos na altura e volume necessário para a beleza da música. E por fim no estúdio, a masterização, ou seja a compressão dessa música, para tirar o que há de melhor nela.
         Esse tempo entre escrever, musicar, gravar, mixar e masterizar, pode levar dias, semanas ou até meses, para uma só música.
         - Por fim, vem a impressão da música em CD, em muitas delas são feitas em São Paulo ou até mesmo no Amazonas, sendo que tem alguns artistas que preferem fazer fora do Pais, Estados Unidos, Europa...
          Até chegar ao ponto de venda de um CD ainda passa pela arte, criação e prensagem de Capa, es está pronto para chegar às lojas.
          Todo esse trajeto desde escrever a letra até a comercialização final, um CD pode dar emprego para no mínimo, 30 pessoas, sem falar nas rádios e televisão, que isso é posteriormente ao lançamento do CD. 
          Portanto, amigo, quando se compra um CD pirata, tu estás tirando o emprego de muita gente, e de todas esses itens que passei, tu terás somente o último e com uma péssima qualidade. 
          Como podes, tu querer cobrar de nossos políticos que eles seja honestos, se tu não estás sendo honesto com os que te rodeiam?
          Quando tu pedes um CD para um artista, tu estás menosprezando o trabalho dele?
          O valor de uma obra não tem preço. Lembra-te que tem toda uma criação e uma engenharia por traz de uma música, de uma obra musical. 
          Nisso tudo, o compositor, aquele que escreve e o que musica um trabalho, só tem uma fonte de renda com essa música, que é o recolhimento do ECAD. Por isso que se cobra ECAD. ECAD quer dizer Escritório Centrar de Arrecadação de Direitos, ou seja, quem escreve e quem poe melodia são criadores, por tanto tem que serem ressarcidos. 
          Espero que tenham sido úteis para vocês.
           Deixo-lhes alguns links, para quem quer ouvir ou baixar algumas músicas minhas, espero que gostem:
           http://www.4shared.com/playlist/X91AbJkV/PAULO_RICARDO_COSTA_-_Msicas.html
           http://www.4shared.com/playlist/_XZK6bDD/PAULO_RICARDO_COSTA_-_Msicas_2.html
           http://www.4shared.com/playlist/z4zrV9PA/Paulo_Ricardo_Costa_-_De_dor_e.html

Sem comentários:

Enviar um comentário