BIOGRAFIA

              Poeta, escritor, compositor, nascido lá na Vista Alegre - 5ª distrito de São Francisco de Assis. Comecei muito cedo a gostar da Tradição e das coisas do campo, meu Pai, Don Ney Moreira, foi um dos fundadores  o CTG Tropeiro das Missões, na Vila Kraemer – 5º distrito de São Francisco de Assis.
     Uma infância voltada para a  lida campeira, fiz de escola para um aprendizado cultural. A juventude no Grêmio Estudantil da Escola Senador Salgado Filho e posteriormente no Departamento Cultural do CTG Negrinho do Pastoreio, somaram para que hoje, pudesse navegar nesse mar de poesias, cantos e versos.
         No ano de 1993 fui o idealizador e criador da Querência do Bugio, festival que orgulha não só a Capital Mundial do Bugio, São Chico de Assis, bem como a Pátria Grande do Sul, pois é o resgate de um ritmo que muito orgulha os Gaúchos, por ser o único ritmo criado nessas plagas e com certeza teria que ser nesse chão pesado de História.
         Membro do Galpão da Poesia Crioula, venho me destacando no âmbito dos festivais, tanto musicais quanto, de arte poética declamatória, com participação em quase todos os festivais de poesia do Rio Grande do Sul e premiação em diversos deles, além de ser um dos criadores da Tertúlia da Poesia de Santa Maria.
        No Palco dos festivais musicais, com participação em mais de uma centena deles e com premiação em dezenas de festivais, desde os mais importantes como Tafona da Canção, Moenda da Canção, Ronda de São Pedro, Ronco do Bugio, Carijo da Canção, Viola de Todos os Cantos, Querência do Bugio, Tertúlia Nativista, Grito do Nativismo, Recoluta de Guaiba, Gauderiada da Canção entre tantos outros.
       Com músicas gravadas pelos Palcos do Rio Grande do Sul, com grupo de bailes como: Os Serranos, Os Monarcas, Porca Véia, Walter Morais, Grupo Floreio, Edson Vargas e Grupo Galope do Mouro, Grupo Cordiona, Tchê Sarandeio, karaguatá, Ases do Fandango, Grupo Baile Gaúcho, Fandangaço, Os Maragatos e tantos outros.
        "O Palco dos festivais muito tem me ensinado, principalmente a respeitar o canto, o verso, a melodia e acima de tudo os artistas que dão vida aos poemas, aos quais sou eternamente grato. Com mais de 300 músicas gravadas por inúmeros artistas riograndenses, sendo muitas delas regravações, fato que me conforta e alegra, pois é visto que o trabalho da gente vem por um rumo certo. Faço desse legado um aprendizado para cada dia mais, melhorar e aprimorar o conhecimento, o saber e a vida, visto que essa tríade é que me faz trilhar por esse caminho".
       Em 2010 vencemos o Maior Festival do Brasil, a VIOLA DE TODOS OS CANTOS em São Paulo, com a música EU E O JOÃO DE BARRO, na bela voz de Arison e Emerson, música essa que já tem diversas gravações.
        Hoje com mais de 450 musicas gravadas e mais de 100 prêmios de festivais, viemos nos destacando também em musicas de bailes, com musica gravadas pelos maiores grupos musicais do estado e os grandes cantores individuais em seus projetos. 
            Em 2021 participamos do projeto do Cantor Nilton Ferreira nas gravação de um CD com 10 musicas em parceria, CD esse que está rodando pelas rádios e pelas plataformas de todo Brasil.
                Em 2022 participamos dos Festivais Nacionais ME TOCA de Tocantins onde foi premiado com a música DE VOLTA EM TUAS ÁGUAS e do Festival Nacional da Canção de Minhas Gerais - ambos em parceria com a dupla Arison e Emerson.
                Em 2023 estamos engajado no preto Cultura nas escolas, onde pudemos ajudar as crianças e adolescentes e comporem seus versos e fazerem as primeiras músicas, além do projeto OS QUATRO CAMPEIROS do Cantor Paullo Costa, que conta ainda com a participação de Nilton Ferreira, Walther Moraes e João Luiz Correia, além é claro, do cantor Paullo Costa. 
            E muitos outros projetos estão por virem! 

          “QUEM LUTA POR SEUS IDEAIS NÃO MORRE NO ESQUECIMENTO”