quinta-feira, 26 de julho de 2012

COSTELA AO FOGO DE CHÃO


Que tal preparar uma boa costela. Tu podes fazê-la em uma churrasqueira, enrolando no alumínio ou celofane ou sem papel, deixando a costela longe do fogo, com a parte dos ossos virada para baixo.
Em fim Costela é boa feita de qualquer forma, mas se você quer que ela fique muito mais saborosa e com uma consistência asse ao fogo de chão. O gostoso de você fazer isso é que você ira acompanhar cada etapa ficar cuidando do fogo, proseando com os amigos, bebendo um mate, E isso só é proporcionado ao preparar uma bela costela assada ao fogo de chão.

Ingredientes
A costela ( de 10 a 20kg)
1 a 2 pacotes de sal grosso (pode ser temperado)
Espetos - Grande e Resistente
Opcional
2 sacos de carvão (5 a 7kg cada)
2 a 3 litros de álcool combustível (cuidado tchê)
Mate
Água Quente

Modo de Preparo

1 - O Fogo
2 - Arranje um local espaçoso, para ser feito o fogo,
3 - A Costela pode ser entre 10 a 20kg, depende da quantidade de pessoas, calcule uma média de 800 gramas por pessoa (sem beliscativos)
4 - Arranje bastante lenha (não use carvão tchê) - é utilizado uma média de 1m3 de lenha para cada 8 costelas, é bastante são 7 horas de fogo (se puder use madeira de demolição para preservar a natureza e madeira de eucalipto )
5 - Prepare a fogueira, ela tem que ser feita ao redor do espeto respeitando a distância de 1 metro de cada lado.(se puder use madeira de demolição para preservar a natureza e madeira de eucalipto )
6 -Limpe as Costelas, de preferência no dia anterior, fure ela e passe sal por toda a superficie se preferir jogue um pouco de óleo para fixar melhor.
7 - Espete a costela num espeto grande e resistente se a costela for muito grande utilizar 2 ou 3 espetos ou encomende um grande na serralheria.
8 - Tempere a costela com sal grosso, que é o único tempero aceitável para um legítimo churrasco gaúcho ( isso é lei veja sobre aqui)
9 - Crave os espetos no chão, (a uma distancia de 10 centímetros para mais costelas) e a 1 metro da lenha e a poucos centímetros do chão, ou então use tijolos de oito furos,
10 - Acenda o fogo uniformemente, se tiver dificuldade, utilize álcool ,(tenha cuidado), que não deixa cheiro e não altere o sabor da carne.
11 - Mantenha o fogo sempre forte, principalmente do lado dos ossos, que são os dissipadores do calor no interior da carne,
12 - Quanto chegar a 6 horas de fogo, preste atenção ao estado da carne, ela não pode secar demais, mas também não deve ser retirada antes de estar extremamente macia,
13 - Agora é a hora de encher o bucho é aquela hora que nem cachorro come, retire do fogo, limpe a ponta dos espetos, retire os espetos, retire os ossos ( se tudo correu bem, o ossos se soltarão sozinho, basta puxar), corte a fibra da carne uniformemente e vá encher o bucho!

Sem comentários:

Enviar um comentário