sábado, 14 de julho de 2012

Apenas mais uma opinião


                     O Inesquecível esquecido Paixão Cortes

                Essa semana, mais precisamente dia 12 de Julho, foi aniversário João Carlos D'Ávila Paixão Côrtes. Para quem não sabe ou ainda não ouviu falar nesse nome, Paixão Côrtes, foi um dos, se o, grande mentor do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Com boa parte de sua vida voltada para a pesquisa folclórica, pesquisou, idealizou e escreveu diversos livros com esse tema, sempre preocupado com a dança gauchesca, onde escreveu muito sobre isso.
                Pois essa semana sai por Santa Maria, cruzando por alguns CTG - Centros de Tradições Gaúchas - que só existem, graças o trabalho e as pesquisas de Paixão Côrtes. Pensei até em filara uma "bóia" em algum desses CTG, mas nada encontrei. Voltando para casa cheguei a triste conclusão:
                - 1º- Que o Movimento Tradicionalista é um movimento elitista, e que já foi preconceituoso, isso eu já sabia, mas esquecer de seu grande mentor, criador e pesquisador, já é um pouco demais.
                - 2º - Ou será que esse Movimento não é tão grande como todos dizem ou se vangloriam?!
                - 3º - Quem sabe Paixão Côrtes não tenha sido tão importante, para eles, os que estão à frente do Movimento?
                - 4º - Ou quem sabe estão esperando o Paixão Côrtes morrer para que seja homenageado, num desses desfiles "apoteóticos" que o Movimento está querendo fazer todos os anos, nos 20 de Setembro?
                Pois é, diante de tantas perguntas, quero dizer que, Paixão Côrtes, minha parte eu fiz, apesar de não ser Tradicionalista, deixei uma página inteira dedicada ao senhor, pois tenho certeza da sua importância para quem, apesar de usar bota e bombacha, para o tal Movimento não sou Gaúcho.
                Quero dizer que, se os homens dessem mais importância aos vivos que lutam e fazem cultura não precisariam gastarem milhões para homenageá-los depois. Mas também, se não gastarem milhões, como eles poderão aparecer, pois nada fazem e são em momentos assim que tem seus 5 minutos de fama.
                Está aqui o meu protesto, contra um Movimento falido, elitista e agora esquecido, ou mal intencionado.

Sem comentários:

Enviar um comentário