quarta-feira, 18 de julho de 2012

Isso é Tradição?

Não se usava alpargata com chiripá? Bota forte com o cano dobrado é invenção de moda? Quem disse? Demasiada gente incompetente metendo o bedelho onde não devia... inventando normas absurdas, tirando-nos o prazer de freqüentar os CTGs, cada vez mais cheios de regras estapafúrdias e, o que é pior, sem coibir o que realmente deveria sê-lo! O Tradicionalismo Gaúcho não é estagnação e conservadorismo reacionário e sim resgate e salvaguarda das tradições e traços culturais que reafirmam o ethos típico do nosso torrão natal...! 
      Jorge Frederico Duarte Webber 


Essa foto estava no facebook do  Jorge Frederico Duarte Webber, que nem conheço, e não tenho mínima ideia de quem seja, mas dá para ver que é uma pessoa inteligente. Só para complementar no que ele já escreveu, talvez o que ele não percebeu que na foto tem três negros, ou homens da pele escura e essa tradição tão vangloriada por muitos, até poucos anos não deixava negro fazer parte da sociedade, imaginem então, se os pesquisadores da época iriam se atrever a fazer uma tradição que falassem dos negros. 
Porque ninguém se veste como os "Lanceiros Negros"? (os verdadeiros heróis da fome, de uma Revolução coronelista). Qual herói negro que tu conheces? 
Quando digo que essa Tradição gritada aos quatro cantos é elitista e preconceituosa, ainda me chamam de loco.
Ai está mais uma prova que esse Movimento é de fachada, feito para vangloriam Coronéis que mataram e saquearam essa terra,  que estupraram mulheres, que degolaram inocentes, que tomaram terram, tudo em nome de um partido ou de um interesse político. E vamos ficar até quando exaltando essa vergonha?
Esse ano querem fazer um desfile temático para exaltar as tradições desse Rio Grande, só espero que isso não vire "apoteótico" e "incultural" porque se é só para exaltar os "Caudilhos" que enriqueceram às custas de guerras interesseiras, então basta, deixem isso para os CTGs, onde alguns Patrões desfilam de peito estufado como tais caudilhos, numa embalagem como manda as regras da tradição, igual a um livro que só tem capa eu amontoado de folhas brancas, esperando ficarem amareladas!

Sem comentários:

Enviar um comentário