quinta-feira, 19 de julho de 2012

Que exemplo para ser seguido!

            Quando digo que sou admirador do Povo Uruguaio, não é só por conhecer uma boa parte de sua cultura, da música  e da simplicidade de sua gente, que com um carinho enorme recebem nós, "brasileños" como os primos ricos que chegam para visitá-los. Quando vi a cultura de seu povo sendo expostas nas escolas e as crianças de "tapapó" cantando o hino Uruguaio, é de arrepiar! Vi a força que fazem os que peleiam pela cultura e são contra o estrangeirismo que teima em matar uma Nação... Vi no olhar de cada criança a certeza de estarem num Pais rico, que infelizmente só não tem dinheiro!
         Pois o Uruguai, um Pais do tamanho do Rio Grande do Sul, que vive apertado entre os dois maiores Países da América Latina, tem no seu povo sua grandeza e na cultura se esteio, para se manterem unidos, firmes e fortes, peleando contra essa globalização que mais tira do que tá e só engorda bolso dos ricos políticos sem caráter. 
           Dizer que os homens tem que serem honestos, não é novidade alguma. Que honestidade não é troféu para ser erguido, também não é. Mas infelizmente moramos num Pais onde um Casal de moradores de rua, acha 20 mil Reais e devolvem aos seus donos e isso vira manchete, mas isso é para ser o normal? o comum? estar no nosso cotidiano das Pessoas? 
           Mas vi também uma mulher que por se deitar com um ladrão de gravata, que roubou e enganou toda uma nação, por algum tempo diante da Presidência de um Pais, cobrando pensão por apenas ser ex-mulher, sendo que ela também participou da roubalheira e deveria ao invés de estar num canal de televisão, tinha que estar atrás das grades, se esse Pais fosse de homens de coragem. Mas ladrão não prende ladrão, velho ditado dos antigos.
           Pois é, infelizmente, nosso Brasil, só o que vemos é falcatruas, roubalheira, gente querendo mais salário, obras faraônicas para desviar verbas... Mas isso o que tem a ver com o Uruguai? Leiam o que vem abaixo e entenderão, matéria divulgada no facebook dessa semana... Pode ser que tenha algum Político de vergonha na cara, que pelo menos fique com vergonha das "M" que fazem! Mas ai já é pedir demais, Politico com vergonha na cara? (que sonho, o meu!)

O presidente do Uruguai, José Mujica, desce de seu Fusca, que vale mil dólares


Todos os dias ele embarca no seu Fusquinha azul de estimação, de 1.300 cilindradas (foto), e toma o rumo de seu pequeno sítio Rincón del Cerro, nos arredores de Montevidéu, onde vive com a mulher, senadora da República – que é a proprietária da área. A casa é discretamente vigiada por dois seguranças.
No fim do mês, quando recebe o salário de 12,5 mil dólares como presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica separa 1,25 mil [para si] e doa o restante, cerca de 90%, a pequenas empresas e Organizações Não-Governamentais que trabalham com habitações populares.
– Este dinheiro me basta, e tem que bastar porque há outros uruguaios que vivem com menos – costuma repetir este uruguaio de maneiras simples, 77 anos, que, em reportagem do jornal espanhol El Mundo, foi chamado de “o presidente mais pobre do mundo”.
Além de sua casa no pequeno sítio, seu único patrimômio é o Fusca avaliado em pouco mais de mil dólares

1 comentário:

Chico Sosa disse...

Pela conjuntura atual,até parece utopia!!!!Mas é verdade,estes valores existem, e não são tão raros como parecem!!!!!Viva Mujica, e viva o Pais que tem no seu maior representante, esta demonstração de autênticos valores de desapego franciscano. Um exemplo aos políticos gananciosos e sem escrúpulos que se eternizam no poder!!!!

Enviar um comentário