quinta-feira, 6 de junho de 2013

Quem foi Inácio Côrtes?

Eu não sou um admirador das guerras, mas tem algo nelas que me fascina... 
Inácio Côrtes da Silva ou apenas Coronel Inácio Côrtes, foi um dos Revolucionários Assisenses na Revolução de 1893, maragato, das tropas do Gomercindo Saraiva e que tem uma passagem muito triste, contada no Livro Voluntários de 93, escrito por Ângelo Dourado, um médico bahiano, que acompanhava as tropas do Gomercindo.
Inácio Côrtes foi o primeiro morador onde, hoje, é a cidade de Manoel Viana. Participou de diversos movimentos armados e políticos da época. Casado, tinha filhos e netos, mas conta Ângelo Dourado que ele, já estava cansado de peleia e voltara para a sua residência, onde foi descoberto pelos chimangos, opositores, que o prenderam, juntamente com um filho e o genro,  trazendo-os para a cidade de São Francisco de Assis. 
Após dois ou três dias longos de viagem, cansados, fizeram pousada na margem direita do riacho denominado de "Caraipasso" ou Caripasso como é chamado, que estava cheio e não dava vau.
Ali ficaram por mais três dias, os prisioneiros estaqueados, modo de aprisionamento da época, com fome e com sede. No último dia, já fraco, com muita fome, Inácio Côrtes implorou por comida a um dos comandantes que o prenderam e o comandante prontamente mandou servir uma costela, dizendo que era de carne ovelha, para o coronel preso.
Desamarrado para comer, após o esbaforido ato, o Comandante mandou trazer o que sobrara da dita ovelha, para o Coronel Inácio Côrtes ver e os subordinados trouxeram o corpo de seu filho, pois na verdade ele havia comido a costela do filho, que os "facínoras" tinham matado.
Descreve Dr. Ângelo Dourado que foi uma das cenas mais horripilantes daquela revolução, o Coronel Inácio Côrtes mesmo fraco, convalido peleou até a morte com os que o haviam feito prisioneiro. 

Depois de ler o Livro e conhecer a história, ainda nos tempos de São Chico, encontramos as três cruzes de ferro, no local citado e que posteriormente o Eri Côrtes, conseguiu levantar um Monumento a Inácio Côrtes nesse local.
Hoje encontrei essa foto, do Monumento a Inácio Côrtes no meio do mato, da sujeira, do desleixo, mas acredito que os Homens do Poder Público Assisense farão um limpeza, visto que isso é história, é cultura, é conhecimento e os monumentos servem para isso, para conhecermos a história e lembrarmos que muitos morreram para que possamos ter, hoje, a vida que temos.

3 comentários:

moisesmenezes disse...

Na realidade Paulo o Cel Inácio Cortes se retirava ferido após o Combate do Capão das Laranjeiras e foi aprisionado mais fácil em razão desse ferimento.

Anónimo disse...

Amigo Paulo, o monumento está livre do mato e sujeira, agora vamos pintar, depois de pronto vou colocar um lenço colorado no monumento, em homenagem aos maragatos que ele defendeu até a morte.

Jones Cortes disse...

Apartir dai começa a história da minha familia. Onde Veio Diamantino Cortes filho de Inacio cortes, depois Ponfilho Cortes filho de diamantino, depois Emília Cortes filho de Ponfilho que depois veio eu jones Cortes.

Enviar um comentário