terça-feira, 18 de junho de 2019

COMO SURGIU O COGNOME DO LEÃO DO CAVERÁ

HONÓRIO LEMES DA SILVA

Tudo começou em 11 de julho de 1825, quando nasceu em Santana do Livramento, Manoel Machado Soares, conhecido por Maneco Machado, um bravo, ainda menino tomava a lança e metia o peito nos campos de luta pelas bandas da Serra do Caverá, isso aconteceu na Revolução Farroupilha. Maneco era um patriota, participou como homem de primeira linha contra o tirano Juan Manuel Rosas da Argentina e foi aí que voltou como oficial valente e destemido ganhando fama.
Depois foi na Guerra do Paraguai que ganhou respeito, estrelou o peito de medalhas, foi um dos soldados na Revolução Federalista, armou soldados em defesa dos Maragatos e comandou a aguerrida “Divisão Santanense”, Maneco Machado, cresceu nas bandas do Caverá, conhecia cada centímetro dos meandros, trilhas e atalhos, passou a ser conhecido como Leão de Caverá.
Foi então que já veterano, conheceu o jovem HONÓRIO LEMES, combatente de 1893 a 1895, iniciante nas guerrilhas, aprendeu com Maneco as artimanhas da guerra, passando a dominar as redondezas da Serra de Caverá que se estendia entre Rosário do Sul, Santana do Livramento e Alegrete.
Foi na revolução Federalista que Honório Lemes conheceu o soldado jornalista Paulino Vares, um valente e honrado soldado, lutador e íntegro e guerreiro, dessa amizade surgiu a admiração pelo menino guerreiro Honório, inteligente, valente e ligeiro, estava se formando um homem que olhava nos olhos, honrando o fio de bigode.
Quando terminou o movimento da revolução Federalista em 1895, Honório Lemes morador de Vacacuá, nunca mais se separou da Serra do Caverá.
Vinte e oito anos depois, na revolução de 1923, o Jornalista Paulino Vares, já velho e doente, diretor do Jornal “O Canabarro”, viu a fama de seu amigo menino, agora homem Honório Lemes, quando soube que este tinha galgado o título de General Honório Lemes, deu a este novo oficial sua espada de tantas lutas, mandando gravar na sua lâmina a seguinte sentença:

“À Honório Lemes, o Leão do Caverá”.
A partir daí se espalhou por todas terras onde se pronunciava Honório Lemes: O Leão de Caverá, discípulo de Maneco Machado, além de honrar o mestre o superou na arte de lutar e ser um dos maiores estrategistas da Revolução de 1923.
A Serra do Caverá, fica ao lado do arroio Vacacuá, tem em extensão de terra 1380 quilometros quadrados, da cabeceira do Ibicuí da Conceição é uma cordilheira de média altura, que tem chapadões, mistérios, entranhas, remansos que somente Honório Lemes sabia, e seu rugido estremecia a espinha dorsal dos seus inimigos quando diziam: Estas terras pertencem ao Leão de Caverá.
Mesmo não tendo estudo, sendo um homem do campo sua frase marcou a literatura do Rio grande: “Quero leis que governem homens e não homens que governem leis”.

Fonte:
Caggiani, Ivo. HONÓRIO LEMES, Um herói Popular. Martins Livreiro

Sem comentários:

Enviar um comentário