sexta-feira, 14 de junho de 2013

CRIADA FEDERAÇÃO DE LAÇADORES

Mais uma bela matéria do Léo Ribeiro que compartilho na íntegra, por pensar da mesma forma.

CISÃO VEIO DE ONDE SE ESPERAVA

Cléber Vieira (ao centro) é o Presidente da nova Federação de Laçadores
Foto: Arquivo Blog G1 - Repórter Farroupilha


Alguns leitores querem saber minha opinião sobre a nova associação que acaba de formar-se no Rio Grande do Sul, ou seja, a Federação de Laçadores. Penso que ainda é cedo para opinar sobre a efetividade da nova entidade, até porque não conheço os meandros desta instituição, mas posso dizer que demorou para acontecer. Tal fato era algo esperado, previsto, pedra cantada. 

E posso dizer, também, que a cisão com o Movimento Tradicionalista Gaúcho veio de onde se esperava que viesse, isto é, da ala campeira. Todos tem ciência dos enormes problemas que ocorrem pelos rodeios em virtude da indumentária e das encilhas exigidas pelo MTG. Alguns coordenadores regionais se revestem de poder de polícia e, sem o mínimo bom senso, acabam extrapolando, o que gera revolta em muitos participantes que, por sua vez, também não estão condizentes com as normas estabelecidas.

Fiscalizar uma invernada artística é bem mais fácil e tranquilo que regrar um piquete e fazê-los entender e obedecer sobre tamanho de lenço e largura de bombacha. Até porque, a juventude que frequenta os rodeios não está nem aí para estas normatizações. Gostam de usar bombachas "campeiras", boinas, lenços coloridos, alpargatas, rastras, baixeiros com gel ou silicone, tudo proibido pelas diretrizes do Movimento.

Muitos rodeios como o de Vacaria e o de Porto Alegre, abertamente, já não rezavam pela cartilha criada nos congressos e convenções tradicionalistas.

Uma de suas resoluções, segundo o seu Presidente eleito, Cléber, Vieira, é que a Federação de Laçadores vai preocupar-se com problemas de relevância deixando de lado, por exemplo, tamanhos de lenços. 

De minha parte posso dizer que a dualidade é saudável. Hegemonia de mercado, por vezes, traz vícios muito sérios. O consumidor tem que ter opções de produtos a sua disposição. 

Agora, se poderá fazer um comparativo entre as duas entidades e optar por aquela que possuir maior fundamento. Resta saber se a Associação de Laçadores terá estrutura para atuar, inclusive, no interior do Estado. 

Mas vamos esperar mais um pouco para ver o próximo passo. É um jogo de braço, medição de forças, que a gente sabe como e porque começou mas não imagina como irá terminar.

Fonte: blog Léo Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário