domingo, 8 de abril de 2012

MINHA OPINIÃO - Música na Escola em São Francisco de Assis

A secretaria de Educação e Cultura de São Francisco de Assis, embasada na lei 11.769/2011 que determina a inserção da música como currículo escolar, acaba de colocar em prática o projeto “Música na Escola”, que será realizado através de convênio firmado entre a Prefeitura e a empresa Impare Educação Musical, do Recanto do Maestro, de São João do Polêsine.
Nesta terça-feira (03), aconteceu uma reunião na escola que receberá o projeto-piloto neste ano - a escola Wilson Azambuja Vieira, na Vila Nova, com presença da diretora Vânia de Deus, secretária de Educação e Cultura, Maria Jaci Bittencourt, secretária adjunta de Educação, Mariza Bolzan e os músicos diretores da empresa, Glauber Carvalho e Angelo Accorsi.
Ficou definida a data de 12 de junho para a aula inaugural de formação para os professores e logo a seguir, todos os alunos do ensino fundamental da escola terão aulas de violão e flauta-doce com o propósito de promover o processo de musicalização no ensino.

Achei essa matéria no blog http://canaln3.blogspot.com.br a respeito de música nas escolas de São Francisco de Assis e de certa forma me indigna certas situações. Pois bem, sou cria de São Chico de Assis e desde que me conheço por gente, sei da grande qualidade e quantidade dos músicos daquela cidade, visto a quantidade deles que estão pelo mundo levando o nome dessa cidade, tais como: Edson Machado, Luciano Guarise, Marcelo Dornelles, Moreno Martins, Ronei Martins, João Manoel Camargo (Pateco), Antônio, Amir, E Jesus do Grupo Rebenque e mais uma infinidade que ficaria horas citando, além dos músicos que ainda vivem naquela terra tais como: Eri Côrtes, Amilton Brum, Niederlãn Padilha, Luiz Caros Costa, Caio Lançanova, Grupo Ases do Fandango e muitos outros que nem vou perder tempo em citá-los. 
Pois é, e qual a minha indignação? -
A Secretaria de Cultura está contratando músicos de São João do Poleseni para aulas de música nas escolas municipais. Não desfazendo dessa prestimosa cidade de São João do Poleseni, que muito me encanta por sua beleza natural e cultural, mas com tantos filhos de São Francisco de Assis, fazendo arte e cultura tanto na cidade quanto fora, a senhora não conseguir nenhum assisense para fazer esse trabalho?
Que pena que os tempos mudam, mas as cabeças não mudam. Infelizmente um dia tive que ir embora de São Chico, mesmo depois de fazer o maior evento que aquela terra já teve, a Querência do Bugio e continuo levando o nome dessa cidade pelos festivais do Brasil, mas não consigo ver mudança nas pessoas que lá estão e que deveriam realmente fazer cultura. 
Pense bem senhora secretária, um passo mal dado pode ser um tombo logo ali adiante. Já sei que certamente vão alegar que se precisa ter formação acadêmica para tal cargo, mas quem disse que algum desses assisenses não tem?
Sem falar na maior de todas as professoras de música que já tive, Iolete Girotto além de  Paulinho Silveira e muitos outros... Que saudade dos meus tempos de Salgado Filho!

Sem comentários:

Enviar um comentário