sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Chiquinho, um Poeta esquecido até na morte!

Eu vou envelhecer sem entender, mas tem coisas na vida da gente que entristece. Hoje fiquei sabendo que um dos maiores Poetas que conheci Francisco Carlos Sales o Chiquinho, foi enterrado em Alegrete, num cerimonial onde haviam não mais que uma dúzia de pessoas, visto que a bela cidade do Alegrete pouco fazia parte da vida dele.
São nessas horas que vejo o quanto a Cultura e a Politica da minha querida São Francisco de Assis, está atrasada. No mesmo momento em que vejo essa notícia, soube também que estão dando prêmio à um assiense que foi o Primeiro Presidente da Une, ai eu pergunto:
- O que faz um Presidente da Une e o que isso somou para São Francisco de Assis?
O que faz um Poeta eu respondo, pois isso é cultura e cultura tenho sobra:
"Um Poeta abre horizontes, abre caminhos, fomenta o novo, o não descoberto, sonha, cria, imagina um mundo diferente, alegra, nos faz chorar, sorrir, amar e conhecer o mundo da poesia, da rima, da métrica, do verso livre, do verso solto, do imaginável, da verdade e falta dela. Se o mundo fosse feito de Poesia, certamente que não seria o mundo que temos hoje, porque na embriagues de cada verso tem uma verdade, tem um sentimento, tem um carinho. Verdade, carinho e sentimento que falta a muitos que nada veem, que nada fazem

Morrer faz parte da vida, eu sei, mas morrer no esquecimento, na ingratidão de uma cidade que foi recitada em versos em que o Poeta se orgulhou a vida toda, somente ai na minha cidade. Se o Chiquinho tivesse nascido, em qualquer cidade que não fosse São Francisco de Assis, certamente que seria aclamado e teria um jazigo e um final de vida honroso, não sei se não viraria filme, porque sua história é maior do que as mentes insanas que nada fazem e que sucumbem numa politicagem suja e nojenta, mas infelizmente ainda permeia a vida dos que procuram em fofocas e se esquecem dos que realmente fazem e levam o nome dessa cidade pelo mundo e pela literatura mundial.

Lamentável. Mas são coisas assim que nos entristecem, mas com certeza para aliviar suas consciência sujas, logo farão uma homenagem ao Chiquinho, e para a sua autopromoção, quem sabe o nome de uma rua num canto qualquer e ainda serão aplaudidos pelos puxa sacos que vivem aos seus redores.
Segue a vida até mesmo na morte!

Sem comentários:

Enviar um comentário