segunda-feira, 23 de abril de 2012

Porca Véia um retrato do Rio Grande

ÉLIO DA ROSA XAVIER (PORCA VÉIA)
Porca Véia, nasceu em Lagoa Vermelha na localidade de Pontão, hoje distrito de São José do Ouro, no dia 2 de março de1952. Filho mais novo do produtor rural, Lauro Nunes Xavier e Julieta da Rosa Xavier, atividade que exerceu junto à família até os dezesseis anos, daí sua vivência campeira. 
Começou a atividade artística ainda guri, com seis anos de idade, por influência de seu pai de seus tios paternos, já que quase todos eram músicos embora nenhum deles tenha se tornado profissional. Mais tarde já com dezessete anos veio para cidade com o objetivo de estudar. Chegou a se formar Técnico Agrícola na Escola Técnica de Agricultura no município de Viamão/RS, período que adquiriu o apelido “Porca Véia”. Cursou três anos da faculdade de Administração de Empresas na FACCAT no município de Taquara/RS, até que a música falou mais alto em seu coração.
Em meados de 1980 lançou-se definitivamente na carreira artística, participou de vários festivais, juntamente com outros músicos gaúchos. Na maioria das vezes com o destaque de melhor instrumentista. Fez parceria com músicos de expressão, entre eles Kleiton e Cledir nas melhores casas de espetáculo do Brasil como o Palace em São Paulo e Canecão no Rio de Janeiro......
Idealizador e diretor administrativo do grupo musical cordiona criado exclusivamente para lhe acompanhar.
... .O Grupo musical cordiona é formado por 7 (sete) músicos da melhor qualidade, possui 2 (dois) CDS gravados com sucesso...
....Destacando dentre os músicos, o guitarrista, compositor e produtor fonográfico Amaro Peres. Foi homenageado pelo Poder Público dos Municípios de Lagoa Vermelha/RS e São José do Ouro/RS, com o Título de Cidadão Lagoense e Ourense. Recebeu também o Título de Comendador da Brigada Militar no 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas.
Por ocasião da comemoração dos 150 anos da Brigada Militar, recebeu o Título de Amigo da Brigada. Em 2007 foi homenageado pelo Poder Público do município de Capão Bonito do Sul , através da Secretaria de Educação.
Recebeu o Título de Cidadão Destaque 2003, honraria oferecida pela Secretaria Municipal de Desporto, Cultura e Juventude da cidade de Canoas/RS. Em 2008 recebeu o prêmio Tradicionalista João Palma Da Silva, entregue pela Câmara de Vereadores de Canoas/RS, em sessão ordinária do dia 18 de setembro, realizada no Parque Eduardo Gomes durante a Semana Farroupilha. 
Atualmente são 19 CDs gravados e dois DVD, dois discos de ouro, com muitos sucessos como: Lembranças, De Alma Serrana, Mateando Solito , Xote Afigurado e muito outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário