segunda-feira, 9 de abril de 2012

Buenos Aires define primeiros finalistas ao Freio de Ouro 2012


Argentina abre ciclo do Freio de Ouro 2012 Fotos: Felipe Ulbrich

Com o Parque de Exposições de Palermo lotado, a disputa por uma das oito vagas ao Freio de Ouro 2012 chega ao seu final na capital Argentina, Buenos Aires. A primeira classificatória do ciclo começou no dia 4 de abril e garantiu a presença de cinco animais na grande final.
A disputa contou com a participação de 23 animais (13 éguas e 10 garanhões), sob julgamento de Ciro Canto de Freitas, Luiz Alberto Martins Bastos e Marcelo Montano Coelho. Na supervisão técnica do evento estava Vilson Aguiar.
A classificatória teve ritmo eletrizante desde o seu início. Com várias mudanças entre os primeiros lugares, Del Siete Graduada, da Estância La Pilula SCA foi mostrando a que veio e conseguindo grandes notas durante as etapas. Já na final do primeiro dia de provas, a égua garantiu o primeiro lugar, mantendo o equilíbrio e demonstrando muito preparo.
Segundo o jurado Marcelo Coelho, o nível entre as fêmeas era muito alto e com grande competitividade. “A evolução foi bastante boa, principalmente entre as fêmeas. As que passaram têm totais condições de competir e abrilhantar a grande final”, diz.
Entre os machos, quem ponteou a lista dos três classificados foi Tatuti Mozito. O garanhão, que realizou provas de campo e Bayard Sarmento de notas muito altas, foi conduzido pelo ginete Diego Rivera. “Se destacou por sua seriedade. Foi muito honesto durante toda a prova”, destaca Luiz Alberto Bastos.
Para o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, Manuel Luís Benevenga Sarmento, foi uma grande satisfação poder acompanhar a festa feita ao redor da prova. A evolução rápida e o potencial de cavalos e ginetes também foram destacadas. “O crescimento da prova foi muito grande aqui. É um novo caminho, de uma nova disputa que se está apresentando para este país. Abrimos o circuito com chave de ouro”.
Veja os resultados (ainda não homologados pela ABCCC):

Fêmeas
1º lugar
Del Siete Graduada; expositor Estância La Pilula SCA.
Ginete: Pedro Abel Valenzuela. Nota final: 20,170

2º lugar
Pacifica Jabalina; expositor La Pacifica AS.
Ginete: Matias Horta. Nota final: 19,891

Machos
1º lugar
Tatuti Mozito; expositor Raul Moneta e Aldo Delbue.
Ginete: Diego Rivera. Nota final: 19,822

2º lugar
Chamame El Espanhol; expositor Ricardo Matho Meabe.
Ginete: Ruben Veron. Nota final: 18,579

3º lugar
Pya Guazu Condor; expositor Don Serafin SA.
Ginete: Jorge Martinez. Nota final: 18,096

Fonte: ABCCC

Sem comentários:

Enviar um comentário