segunda-feira, 9 de abril de 2012

Opinião:

Essa minha mania de ficar lendo todos os blogs que acho interessante e num deles, muito bem escrito por sinal, de alguém que conhece o riscado, vi uma enorme matéria ensinando como os Peões e Prendas devem agir para concorrerem nesses tantos concursos que existem no Movimento. Pois bem, isso me leva  a crer que ao invés de estarem valorizando a tradição estão criando "robóticas" que estudam somente para saberem no momento dos concursos.
Acho que está chegado a hora de valorizarem a tradição como ela deve ser e uma menina para ser prenda tem que ter um vasto conhecimento adquirido ao longo da vida e não somente para esses concursos. Soube pelas "falácias" e vi numa entrevista de uma Televisão, dado pela própria vencedora, que ela foi preparada e em dois anos chegou à prenda do estado, ou seja, investem, estudam, aprender, mas na verdade AMOR e TRADIÇÃO não existe.
Vou (não tão seguidamente como deveria) ao Galpão da Poesia, onde assisto à meninas totalmente despreparadas, ensaiando poesia para seus concursos. Mas nem sabem o que é poesia?  só aprender a "mal dizer e encenar" os mal fadados versos. Na parte musical, também, duas notinhas no violão e uma afinação esdruxula e vamos adiante. E os que julgam essas prendas o que acham? Não sabem. Pois fui jurado em um concurso promovido por uma entidade tradicionalista que a pior ganhou. Isso mesmo a pior, porque estava mais dentro do que pensam os julgadores. Mais bem vestida, a flor estava no lado certo, a camisa era mais assim ou assado. O menino não estava arremangado. Essas coisas que de nada adiantam para a cultura de um povo.
Além disso, como sou muito mal informado e fico bisbilhotando blogs, quando posso, tentei achar alguma matéria ou curiosidade cultural de alguma ex-prenda do estado, na verdade nem achei as ex-prendas, porque elas somem. Acho que quem tem cultura de berço está sempre inventando, buscando e tentando informar aos mais novos... embora sejam bobagem iguais as que escrevo.
Então gostaria de opinar também, visto que, também me sinto gaúcho e vivi boa parte da minha vida dentro de um CTG, no tempo em que tradição era respeito. Quem sabe para uma prenda ou um peão ter exito na sua conquista ele tem que ter o conhecimento de alguns anos e não somente na véspera dos concursos. 
Quem sabe assim, um dia chegamos a fazer concursos para Patrões também, porque hoje para ser patrão de CTG, basta ter dinheiro ou gado para atirar corda em rodeio, pois chega a ser vergonhoso falar em cultura com alguns Patrões.
Não fiquem bravos comigo, é apenas minha opinião!


Sem comentários:

Enviar um comentário