quinta-feira, 29 de novembro de 2012

UM FATO LAMENTÁVEL

"Meu filho ontem, chegando do colégio, me disse que lá esteve uma certa pessoa dando uma palestra sobre tradicionalismo, se intitulando o mestre da sabedoria, por sinal. Vejam só isso. E começou a desenrolar o pode e não pode, o certo e o errado. Mulheres não podiam usar chapéu, muito menos bombacha, homens não podiam usar bombacha estreita e muito menos se fosse preta porque significava luto; e ainda foi de bombacha bem larga e disse que essa sim era a certa... Regras que eu conheço sobre roupas, tem sim. Uniforme que se encontra em empresas, escolas, quartéis, conventos etc. Mas pilchas gaúchas pra mim a correta é aquela que a pessoa gosta e se sente bem e está ali nas lojas de hoje pra todos os gostos. Nunca esquecendo que o passado também foi presente e o RS não é um quartel. Aí eu pergunto... Onde disseram pra esse sei lá o nome, que isso era o certo? Em que escola ensinaram isso pra ele? Ou existe alguma lei que obrigue os gaúchos a andarem vestidos iguais e com uma roupa que nem nossa é? A escola que meu filho estuda é particular e pago caro pra mantê-lo lá. Acho uma perda de tempo a falta de respeito para com os estudantes e conosco, pais, pra ouvir tanta besteira. O grau de um homem se mede pelas suas atitudes e não por sua vestimenta. Abraço a todos."
 

Quando vejo um fato desses, relatado por pessoas que tem conteúdo, qual ao grande Leonel Gomez, é que vejo o quanto nossa cultura está nas mãos de pessoas ignorantes. Onde está escrito que a vida tem quer ser assim ou assado. Que a vestimenta tem que ser desse ou daquele jeito. Que direito tem um "pseudo" conhecedor ir numa escola para dizer o que é certo e o que é errado, no meio social, talvez porque alguém escreveu um dia num "pasquim".
A minha sociedade eu faço. Tradição não é regra é conhecimento, de nada vale andar vestido como querem os "boçais" do MTG e ao tirar as pilchas ser um antagônico, desprezível e incapaz de ao menos servir um mate. Tradição não é pilcha, é vivência, é conhecimento. E não é por usar uma bombacha larga que tu sejas mais tradicionalista, porque se te pedires para encilhar um cavalo é capaz de por o freio na cola... se pedir um verso, só conhece Lady Gaga... se te pedires para pontear um violão, são sabe nem pegar. Tradição é um todo e não apenas parte de um todo. E só fica batendo em pilchas os que só sabem se vestir, mas que de restos não conhecem nada.
Mas são figuras como essas, verdadeiros "traças" de livros que ficam querendo fazer nome, falando besteiras, agora, pelos colégios. Não me falta mais nada!

1 comentário:

moisesmenezes disse...

Por isso sou radical....não uso nada de acordo com o MTG e sim de acordo coma herança de família....
to pegando nojo desse uniformismo ridículo.No entanto já vi em Santa Maria uns guris participando de uma evento oficial com barbicacho de cortina(cordão torcido e pompom) !!!!Aí é brabo,pessoas que tem herança de famlia gaucha(legado de tradição)ter que ouvir esses lacaios que compram bombacha de turco pra rosetear nos rodeios!!!!!

Enviar um comentário