terça-feira, 27 de novembro de 2012

Priscila Morais Campeã da Declamação Feminina do Enart 2012

Priscila Soares Morais é natural de Guaiba, Professora de Teatro, Graduanda no curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Como declamadora, premiada no rodeio internacional do Mercosul do CTG Aldeia dos Anjos, Charqueadas, Xangrilá e Osório e finalista em diversas edições do ENART. Campeã em declamação no ENART 2012 representando o DTG Caiboaté

- Como tu estrastes na Poesia?
Sempre gostei de poesia! Os primeiros livros que li na infância eram de poesia e desde então me apaixonei... Comecei a me interessar pela declamação logo que comecei a participar e frequentar o CTG, isso foi na adolescência a partir dai veio uma longa, difícil e prazerosa estrada!

- O que é a Poesia para ti?
A poesia é o que move a vida! Há poesia em tudo, nas pessoas, nos lugares, nos muitos caminhos que vamos trilhando a cada dia. Sem poesia nada é. A poesia é a celebração da vida em plenitude!

- Qual a importância da poesia na tua vida?
É uma importância enorme. Pela paixão que trago por esse gênero literário e pela paixão que trago pela declamação. Declamar é um momento único de expressão da alma e isso é maravilhoso é mágico!

- Quem são os poetas que tu declamas e ou que tu admiras?
Apparicio Silva Rillo. O grande poeta que soube como ninguém traduzir a beleza da vida e seus detalhes em palavras! Foi morador de Guaíba minha cidade natal, o que torna mais satisfatório ainda dar voz a qualquer poema dele. Admiro muito também poetas atuais como Vaine Darde, Henrique Fernandes, Moises Silveira de Menezes, Lorezoni Barbosa e Colmar Duarte dois quais trago versos em meu repertório.
- Como foi Participar do ENART?
Participar do ENART é sempre uma emoção! Esse foi o terceiro ano consecutivo em que participei e sempre tive a alegria de estar entre as 10 finalistas, mas essa edição com certeza foi a mais especial. Foi a culminação de um ano de preparação e dedicação, muito trabalho e muito ensaio, e ter sido campeã não tem preço! 

- Qual a importância de Vencer o ENART?
Muito se aprende vendo e ouvindo. Foi preciso amadurecer muito, aprender e entender muito até ter condições de estar no palco do ENART e esse aprendizado não acaba nunca. Acredito que a importância dessa conquista se encontra no reconhecimento de um trabalho árduo que não para por aqui, ainda há muito chão pela frente, muito mais a aprender. As demais concorrentes com certeza mereceram estar lá naquele domingo da final e todas fizeram lindos trabalhos, portanto ter recebido o 1º lugar é uma honra imensa! Receber o carinho dos amigos e do público que prestigiou a final, ouvir de cada um que foi uma vitória merecida é a prova de que aquele público estava junto comigo vivendo como nunca cada linha do poema, essa é a maior satisfação. Quando se está no palco nunca se está sozinho, a beleza de ser artista é poder compartilhar o mesmo ar, a vida e a morte com aqueles que ali estão. Aquele momento em que declamei Romance de Dona Moça foi único, nunca mais se repetirá; efêmero como a vida. Uma emoção sem igual.

- Quem são os teus espelhos na Poesia?
Sem a dúvida a declamadora que mais admiro é a querida Liliana Cardoso, Liliana entende e domina como ninguém a arte declamatória. Também admiro muito o trabalho do querido Luís Afonso Torres, por sua sensibilidade e verdade com que declama, excelente declamador. Dois grandes artistas que sem dúvida merecem nossa admiração e carinho!

Para finalizar, a alegria dessa conquista é imensa e preciso agradecer a todos que me deram apoio e suporte nessa caminhada: minha mãe Maria Eulália, meu irmão grande amadrinhador Marcus Morais, meus amadrinhadores Pedro Luis Lemos e meu também irmão Lucas Morais. E especialmente ao meu DTG Caiboaté que foi fundamental nessa trajetória. Obrigada!!

Deixo aqui o vídeo da Campeã da Declamação Feminina Enart 2012... Priscila Morais amadrinhada por Lucas Morais no violão e Pedro Lemos no violino... Poema de Apparício Silva Rillo "Romance de Dona Moça"...

1 comentário:

Luis Afonso Torres disse...

Parabéns pelo título, foi uma honra ter avaliado um trabalho com muita verdade e naturalidade como o que assisti nessa final do enart, tua dedicação e respeito a arte foi o resultado que obteve! parabéns!

Enviar um comentário