terça-feira, 16 de abril de 2013

Porca Véia anuncia fim da carreira

Porca Véia: último baile em 22 de dezembro. Foto: divulgação

Um dos principais expoentes da música regionalista gaúcha vai encerrar a carreira no final do ano. Músico, compositor e gaiteiro por demais, Porca Véia, 61 anos, disse que vai se dedicar à família. “Vou parar porque estou com 61 anos, há 33 anos tocando bailes. Do que adianta ter um caminhão de dinheiro? Vou passear com minha mulher, fazer o que não fiz”, disse em entrevista ao Repórter Farroupilha.

Formado em técnicas agrícolas, Porca sonhava em ser médico veterinário. Chegou a cursar três anos do curso de administração de empresas, mas desistiu. Optou mesmo pela carreira de músico. “Acho que foi Deus quem me disse: larga tudo isso de mão e vai tocar gaita”, afirma o gaiteiro, que aprendeu a executar a primeira música aos seis anos, estimulado pelos Irmãos Bertussi. “Queria ser igual aos Bertussi, queria ser como eles, é uma escola que sigo até hoje” diz o gaiteiro.

Com 19 CDs (dois de ouro) e dois DVDs, Porca se diz ressentido com boatos de que estaria com câncer. O escritório dele recebe cerca de dez telefonemas por dia, de fãs e contratantes preocupados com a suposta doença. Está, inclusive, processando uma emissora de rádio da Serra que transmitiu a falsa informação. Porca, na verdade, sofre de diabetes, outra razão para abandonar a carreira e cuidar mais de sí mesmo.

Com agenda toda até o final do ano, o gaiteiro tocará seu último baile em Guarapuava, no Paraná, no dia 22 de dezembro. O grupo Cordeona seguirá animando fandangos pelo Brasil afora, só que com outro gaiteiro, que será o parceiro de Fernando Montenegro no palco.

Grande Porca Véia, o Rio Grande te agradece por tudo o que tem feito e que, de alguma forma, continuará fazendo pela cultura gaúcha!

Fonte: Giovani Grizotti |http://g1.globo.com

Sem comentários:

Enviar um comentário