terça-feira, 19 de novembro de 2013

RAÇA CRIOULA PERDE BT BAILONGO



Morreu dia 12 de Novembro no Paraná o Registro de Mérito e multipremiado BT BAILONGO. O cavalo que por muitos anos serviu Cabanhas importantes como Don Teju e Maufer, estava há praticamente cinco anos no Paraná, sendo de atual propriedade das Cabanhas: Estância Barra Mansa e Santa Carmelita. Filho do raçador La Invernada Hornero em Charque Armada, o Tordilho completaria em Março 27 anos de existência. Segundo o Médico Veterinário responsável pelo animal, a causa mortis foi uma Enterite com Hipermotilidade Intestinal, seguido de Ruptura do mesmo.
Bailongo foi Multipremiado em diversas Exposições Morfológicas e Funcionais da Raça Crioula. Participou de quatro finais do Freio de Ouro (92, 93, 95 e 96), sangrando- se BI FREIO DE PRATA e quarto colocado nas duas demais participações.
Destacado como excelente pai e avô, Bailongo deixa uma enorme contribuição a Raça Crioula. Dentre seus mais de 600 filhos inscritos do Registro Definitivo da Raça, produziu a Campeã do Freio de Ouro 2009 Uva Merlot 340 Maufer, além dos premiados em morfologia e finalistas do Freio de Ouro TJ Entonado, TJ Navalha, TJ Maringá, TJ Nhacorá, Lontra dos Castanheiros, Esponja da Fama, e netos como TJ Senador da Timbaúva, RZ Regalada da Carapuça, Alteza do Barrozo, etc.

Segundo relatado pelo sócio proprietário do Garanhão, Sr. Antônio L. Lobascz, da Estância Barra Mansa, “não somente nós sócios perdemos com a partida do cavalo velho…e sim a raça crioula perde, pois ele estava nos deixando uma excelente produção, com a qual esperamos representá-lo a altura nas pistas a partir deste ciclo”.

Sem comentários:

Enviar um comentário