quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Pago e Querência...Não é a mesma coisa?

Me deparei com esse vídeo na web e fiquei estarrecido, ainda mais vindo de uma pessoa, que não conheço na verdade pessoalmente, mas que rege ou tenta levar as rédeas do Movimento Tradicionalista Gaúcho, vídeo esse que vai de contra a tudo o que estudamos e aprendemos, sim estuamos, porque estudo a cultura do Rio Grand do Sul.

Para o nobre senhor, Manoelito Savaris, escritor de livros com regras e conceitos tradicionalistas, ao qual muitos seguidores, o seguem ferrenhamente diz que: "PAGO e QUERÊNCIA duas palavras de conceitos bem diferentes"
Pois bem caro cidadão estudiosos de nossa cultura e membro emérito do Movimento que regrar nossa Tradição, Segundo o Dicionário Gaúcho, escrito por Zeno Cardoso Nunes e Rui Cardoso Nunes, o qual rege a linguagem e expressões do Rio Grande do Sul, está lá na Página 340: 
PAGO: Lugar em que se nasceu, o lar, o rincão, a querência; o povoado...Geralmente usa-se no plural. E seguem com um grande texto de célebres pensadores que definiram PAGO.

Já na página 409 ele define
QUERÊNCIA: Lugar onde alguém nasceu, se criou ou se acostumou a viver, e ao qual procura voltar, quando dele afastado...Lugar onde habitualmente o gado pasta ou onde foi criado, Pátria, pagos, rincão, torrão, lar...e assim segue com outro belo texto de definição.

Portanto não vejo diferença algum entre PAGO E QUERÊNCIA, Será que devo acreditar no senhor Savaris ou no que está escrito no dicionário?... A não ser que esse nobre senhor escreva e me prove ao contrário...

Quando almejamos cargos e funções, por elas nos impostas ou por competência, que não é o caso de todos, sempre devemos ter muito cuidado no que falamos, pois às vezes, isso mostra, para os que não andam de "acabresto" nas palavras superiores, que tal qual PAGO e QUERÊNCIA muitos outros fatos, regras e feitos podem estarem bem longe da verdade, ao bel prazer de quem sobrevive atras delas..

Deixo aqui para apreciação de todos e que cada um tire a sua conclusão, a minha eu já dei..

Sem comentários:

Enviar um comentário