quarta-feira, 16 de março de 2022

ONDA DA CANÇÃO DE IMBÉ - MAIS UM FRESTIVAL QUE RETORNA -


        A cidade de Imbé vai resgatar um antigo festival de música tradicionalista que fez parte do calendário municipal de eventos nos anos 90. O festival Onda da Canção, competição de músicas com ênfase na cultura popular e regional do Rio Grande do Sul, retornará neste ano dentro das atividades do XV Rodeio Crioulo Internacional de Imbé, que acontecerá entre os dias 04 e 08 de maio no Parque Municipal de Eventos, no balneário Santa Terezinha.
            Na última semana o secretário Uiraçu Pinto, titular da Secretaria Municipal de Turismo, Desporto e Cultura (SETURDEC) e responsável pela curadoria do projeto, recebeu os parceiros que atuarão na execução do projeto. Conforme ele, serão dois dias de evento: no primeiro haverá uma mostra musical regional competitiva, que contará com 10 canções concorrentes, das quais duas serão escolhidas para a noite final do festival. Já no segundo dia serão realizadas outras 10 apresentações da etapa estadual que, juntamente com duas composições classificadas na mostra musical regional, concorrerão à premiação principal.

        O Festival será avaliado por uma comissão composta pelos músicos Adriano Sperandir, Cristiano Quevedo, Cláudio Amaro, Ivan Therra e Loma Pereira. “O nosso intuito, além de resgatar um evento que ficou marcado na história da nossa cidade, é incentivar a valorização da nossa cultura tradicionalista e dar visibilidade aos talentos da nossa cidade e da nossa região”, explica Uiraçu.
Além da premiação em dinheiro e troféus, o festival Onda da Canção registrará em CD e streaming as canções que participarem do projeto.
        Durante o festival também está prevista a apresentação do espetáculo “Vozes do Litoral”, um coletivo de artistas litorâneo no palco, resgatando os maiores sucessos da nossa música praieira.
        O evento terá todos os cuidados com as normas e parâmetros estabelecidos pelos órgãos sanitários competentes, e espaço destinado para pessoas com deficiência e idosos, além de transmissão em tempo real pela internet.
        O festival Onda da Canção é uma promoção da Prefeitura Municipal de Imbé, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Desporto e Cultura (SETURDEC), realizado e produzido pela Pandorga Produtora Cultural e Rendeira Cultural. A direção é de Adriana Sperandir e a coordenação do projeto é de Marco Araújo.
Financiamento: PRO CULTURA RS/ LIC
Governo do Estado RS
O regulamento completo da competição está disponível em www.imbe.rs.gov.br.

Fonte: Nilton Junior

Sem comentários:

Enviar um comentário