quarta-feira, 16 de março de 2022

CTG Galpão de Estância São Luiz Gonzaga e Ases do Fandango


            Agora, no próximo dia 09 de Abril, o Grupo Ases do Fandango, da bela São Chico de Assis, estará no CTG Galpão de Estância de São Luiz Gonzaga, levando o melhor da música regionalista, bailera e fandangueira, bem no estilo que o Povo Missioneiro mais gosta, com a essência e alma do gaúcho, bem do jeito que esse grupo vem fazendo ao longo de seus 36 anos de existência.

        Para quem não conhece o CTG Galpão de Estância, a entidade que foi fundada no dia 24 de junho de 1954, está entre as mais antigas dentro do MTG.

A História do CTG Galpão de Estância

Em agosto de 1947, um grupo de jovens alunos do Colégio Júlio de Castilhos, oriundos do interior do Estado, liderados por João Carlos D’Avila Paixão Cortes, criam um Departamento de Tradições Gaúchas em seu colégio com a finalidade de revitalizar e preservar a cultura gaúcha. E com este acontecimento, começaram a acontecer várias iniciativas em todo o Rio Grande do Sul, na criação de organizações e entidades em prol da valorização da cultura gaúcha, cultuando as tradições e costumes do povo gaúcho.

Na Região das Missões não foi diferente, e assim na cidade missioneira São Luiz Gonzaga, nasceu o CTG Galpão de Estância. A concretização de um Centro de tradições gaúchas começou a tomar forma no dia 09 de maio de 1954, com a realização de uma reunião, nas dependências do prédio da Rádio São Luiz, referente à fundação de uma entidade tradicionalista, onde formou-se uma comissão constituída pelo senhor Elias Possap, Dárcirio Dutra e Vidal Bocacio, para tratar da fundação de uma entidade tradicionalista.

Em 24 de junho do mesmo ano, nascia o CTG Galpão de Estância, cujo nome originou-se de um programa de rádio, que Jayme Caetano Braun, o grande payador e poeta do Rio Grande do Sul, juntamente com Elias Possap, Walter Medeiros, Dangremon Flores, Otacilio Rosa e Darcirio Dutra mantinham na Rádio São Luiz que tinha o nome Galpão de Estância.O primeiro patrão da entidade foi Antônio Caetano Sobrinho (Nico), tradicionalista dedicado e dinâmico. Por proposição de Luiz Cosme Pinheiro, foi adotado para o CTG o lema “Catedral Xucra do Pago”.

O CTG Galpão de Estância, foi a primeira entidade tradicionalista fundada na cidade, e desde então, ao longo destes 66 anos, até os dias de hoje o CTG Galpão de Estância – Catedral Xucra do Pago, vem preservando o tradicionalismo, o telurismo ao regionalismo missioneiro, sendo uma organização social, o qual acima de tudo respeita e preserva sua história Missioneira, e sempre promovendo diversos eventos integrados com a sociedade. Também é um local que permanece com as suas portas abertas para receber turistas, sendo um patrimônio local, onde as mais diversas faixas etárias se reúnem em busca de aprimorarem seus conhecimentos, trabalharem pela comunidade e cultuarem suas tradições regionalistas.

Atualmente a entidade tem como patrão, Luis Carlos de Moraes, que juntamente com a sua patronagem coordena as atividades, comprometidos com a propagação da nossa cultura e com um centro tradicionalista que motiva as novas gerações ao respeito pela sociedade em que vivemos e pela história do povo gaúcho.

Fonte: Rádio Missioneira

Sem comentários:

Enviar um comentário