"Outra coisa fantástica que Barbosa Lessa disse é que, quando morou em São Paulo, já formado em Direito, se matriculou na 'Escola de Sociologia Política', que existe até hoje e era muito mais forte naquela época. Assistiu dois ou três meses de aulas, mas eram muito chatas, e ele desistiu. Já de volta ao Rio Grande, os amigos dele estavam organizando o '1º Congresso Tradicionalista', e os congressos antigos sempre tinham uma tese a ser discutida.
Disseram ao Lessa:
'Tu tens de escrever a Tese matriz do Tradicionalismo!'.
'Mas quem sou eu?'...
'Ué, tu vieste de São Paulo, estudaste Sociologia, nós não estudamos nada, é contigo!'
E ele disse que foi para Piratini, onde seu pai tinha um sítio, e resolveu olhar dois livros usados nas aulas, e um deles era um livro clássico na época, 'O Homem - Uma Introdução à Antropologia'.
Imagina o que as feministas não diriam hoje de um título como esse!
O outro, também americano, era 'Teoria e Método da Sociologia'. Ele começou a ler e disse que aquilo foi uma revelação porque os autores eram obcecados, nos EUA, com a desagregação cultural supostamente provocada pela vida em cidades. As primeiras teorias sobre urbanização eram de que a cidade iria extinguir os costumes antigos e causar anonimato, solidão, delinquência.
As teorias da desorganização, fortíssimas na época, basicamente difundidas pelos cientistas sociais da 'Universidade de Chicago', estavam naqueles livros.
Lessa diz:
'É genial, esses caras fizeram o diagnóstico perfeito, mas eles não têm a solução, e nós temos!'
Diz isso com uma certa pureza: o culto à tradição é a solução para essa desagregação.
Uma vez, nos EUA, apresentei um trabalho e fiz uma provocação dizendo:
'Olha, o lugar em que a Escola Sociológica de Chicago teve mais repercussão foi o Rio Grande do Sul. O positivismo também teve muito mais influência aqui do que na França, o que prova, de novo, que as ideias viajam, são modificadas.'
Lessa pegou aquilo e disse:
'Isso aqui me serve!' Foi lá e usou na Tese matriz.
Ele me disse:
'De sociologia só li aqueles dois livros e o 'Dicionário Globo de Sociologia'!'
Pode-se dizer o que quiser daquele grupo fundador, mas eles são muito sinceros em dizer!"
Texto de Ruben Oliver
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