segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Música Missioneira ganha sua capital


Família Ortaça e autoridades na sessão especial na Assembleia
Agora é oficial: São Luiz Gonzaga é  a “Capital Estadual da Música Missioneira”. A Assembleia Legislativa aprovou  - por unanimidade - esta semana, o projeto de lei 72/2012, do deputado Dr. Basegio, com a proposição que homenageia a vocação musical missioneira, que tem como características o canto de protesto, luta e qualidade, acima de tudo. 
O projeto usa como argumento que São Luiz é a cidade onde nasceram ícones da música gaúcha Jayme Caetano Braun, Noel Guarany e Pedro Ortaça - que juntos com outro missioneiro, Cenaír Maicá, foram os maiores divulgadores da música missioneira. A cidade, inclusive tem, entre seus pontos turísticos uma estátua de Jayme Caetano Braun (com 12 metros de altura), inaugurada em 2009.

Noel, Jayme e Ortaça, os filhos da terra homenageada
Justificando a proposição do Projeto de Lei nº 172 /2012, seu autor, o deputado Dr. Basegio, argumenta e homenageia quatro importantes nomes das missões: "São da região das Missões os quatro músicos, Jayme Caetano Braun, Noel Guarany, Pedro Ortaça - nascidos em solo São-luizense - e Cenair Maicá, que através da música contaram e cantaram as suas histórias de luta, garra e superação. Foram denominados os Quatro Troncos da Cultura Missioneira criando uma marca na cultura musical gaúcha, a Identidade Musical Missioneira. Nada mais justo do que conceder para a cidade de São Luiz Gonzaga esse título".

Estátua de Jayme é ponto turístico em São Luiz
Dos quatro homenageados, o único que vive é o compositor Pedro Ortaça, que acompanhou a sessão, junto com a esposa Rose e os filhos Gabriel e Alberto. Ortaça agradeceu emocionado a homenagem e reconhecimento à música da qual é divulgador por todo o País. “É um grande orgulho para nós que lutamos tanto para que essa música acontecesse e os versos fossem mais elaborados transmitindo a mensagem de alegria ou mesmo denunciando as coisas erradas. Somos a prova de que o Brasil reconhece essa música certamente com esse título essa marca de São Luiz Gonzaga será muito mais valorizada”.
O presidente da Associação do Músicos de São Luiz Gonzaga, Jarbas Nadal, diz que a cidade, de 34 mil habitantes,  tem 370 músicos cadastrados e mais de mil jovens participando de grupos musicais. Já o prefeito do município, Mario da Silva Meira, festejou o título.  “A aprovação desse projeto irá contribuir com o turismo e eventos de São Luiz Gonzaga, atraindo turistas e também promovendo a preservação da cultura local”, explica.
*Texto Tânia Goulart, com informações e depoimentos fornecidos pela assessoria da Assembleia. *Fotos divulgação e acervo família Ortaça
*Fonte: www.jornalnh.com.br/blogs/abc-do-gaucho

Sem comentários:

Enviar um comentário