segunda-feira, 22 de outubro de 2012

César Smaniotto de CD Novo

Acabo de receber o CD de César Smaniotto, onde tem três modesto trabalhos meus em parceria com Nilton Ferreira, Arison Martins, Diogo Mattos, Salvador Lamberty e João Chagas Leite e a qualidade desse trabalho está de encher os olhos. Além da belíssima qualidade musical, instrumental, ainda tem a apresenta da grande Jornalista Tânia Goulart, conhecedora por demais do riscado musical. Eu não conheço o César Smaniotto pessoalmente, mas da carreira artística, sim, e sei que esse CD veio premiar a bela carreira desse artista, lá de Riosinho. Quem quiser conferir e adquirir esse trabalho é só entrar no site http://www.cesarsmaniotto.com.br/ Confira lá. Parabéns César pelo trabalho e desde já gracias pela parceria.

Enquanto o pai mateava ao lado do rádio, não imaginava que as músicas e poesias que enchiam a casa de acordes marcariam para sempre o filho que, aos poucos, foi se apaixonando pelo regionalismo. Esse gosto se fortaleceu e, aos 14 anos de idade, César Smaniotto começou a tocar seu violão. Sua voz e os primeiros acordes foram ouvidos na Igreja matriz de Riozinho. O gosto pela música cresceu e o seu talento foi se revelando nos grupos de baile em que atuava. Numa parceria com três amigos fundou o “Grupo Porteira”. Este grupo foi à porta de entrada para a música gaúcha, onde atuou como cantor animando fandangos em todo o estado por mais de dez anos.
Afastou-se da estrada, mas não da música. Começou a participar de festivais pela região, sendo premiado em alguns, como o Festival Querência Amada de Rolante, onde conquistou o troféu como o melhor intérprete de músicas do Teixeirinha. Mantendo-se fiel à sua crença, sua cultura e as suas origens, foi responsável em levar o ritmo das músicas dos galpões nas primeiras Missas Crioulas celebradas no município e região, bem como da formação de um grupo de canto que, entre outras atividades tem o objetivo de manter viva a tradição das famílias italianas. A música nativista não perdeu espaço, pelo contrário, consolidou-se cada vez mais. Seu talento para cantar as coisas da terra, em um repertório com clássicos do nativismo e também músicas próprias, fez com que cada vez mais fosse requisitado para shows em eventos, e também para participações em CDs de diversos artistas. E quem ouvia perguntava: “E quando sai o teu CD?”. Pois César resolveu apostar em seu talento como compositor, instrumentista ecantor e realizar um sonho, que é o de lançar seu primeiro disco solo, onde conta com a parceria de grandes compositores. E todas as passagens que marcaram sua vida musical refletem-se nesse trabalho, a começar pelo título. “Marcas do Tempo”. E neste trabalho esse gaúcho de Riozinho traz, em seu canto autêntico, melodias que traduzem a vida simples do homem do campo e seus valores.

Tânia Goulart
Jornalista e Colunista do ABC do Gaúcho

Sem comentários:

Enviar um comentário