quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Oraca conquista titulo novamente depois de 5 anos.


Os mais destacados exemplares do circuito morfológico da raça Crioula no Brasil mostraram na pista do Parque Assis Brasil em Esteio/RS o resultado do trabalho de seleção prestado pelos criadores durante os 80 anos em que esta foi orientada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Os atuais representantes dessa lapidação são os Grandes Campeões da Expointer, Oraca do Itapororó e Bem Criado Cala Bassa.

A decisão final ocorreu na tarde de 28 de agosto, terça-feira, após o julgamento das categorias na segunda-feira. No final, os vencedores foram bastante aplaudidos pelo público que tomou as arquibancadas da pista de campo e elogiados pelos jurados Rodrigo Albuquerque Py e Carlos Parietti Henderson, que contaram ainda com o auxílio do árbitro Gustavo Aguerre.

Éguas adultas vencem nas fêmeas
A Campeã Égua Adulta Oraca do Itapororó, que de quebra ainda foi escolhida o Melhor Exemplar da Raça, veio para a Expointer para participar do Freio de Ouro no qual ficou com a Prata e mostrou que continua em forma, cinco anos após ter faturado os mesmos prêmios. A égua gateada, filha de Jalisco de Santa Angélica e Fuzarca do Itapororó, foi exposta por Aldo Vendramin de Palmeira/PR.

O premio de Reservada Grande Campeã ficou com Faceira II do Itapororó, que em setembro completa 17 anos sendo, portanto, a égua mais velha da mostra. Assim como Oraca, Faceira também já havia conquistado o Grande Campeonato e sido eleita o Melhor Exemplar da Raça em Esteio no ano de 1999 e era a reservada de Oraca na categoria. Filha de Las Hortênsias Rigolemu e Balisa do Itapororó, Faceira foi exposta por Silvio Luis Rickes e Marcelo Móglia.

O título de 3ª Melhor Fêmea do julgamento ficou com a Campeã Potranca Maior, Las Misiones Que Guapa, criada e exposta por Fernando Gonçalves do Nascimento de São Luiz Gonzaga/RS. A Campeã Égua Menor da FICCC e da Expointer, Jaguatirica da Reconquista, exposta pela Cabanha do Mako de São Lourenço do Sul/RS, ficou com a escarapela de 4ª Melhor Fêmea do julgamento.

Na avaliação de Py, a fila do Grande Campeonato foi preenchida por quatro animais de excepcional qualidade. “A primeira muito equilibrada, com ótima linha superior e aprumos. Impressionante a forma como ela encara a pista e avança”, disse sobre a vencedora. O jurado ainda agradeceu à ABCCC pela oportunidade de atuar ao lado de Parietti e Aguerre e comentou que a raça estaria bem representada na pista.

Potrancos maiores levam nos machos
Campeão na categoria Potranco Maior, Bem Criado Cala Bassa foi apontado pelos jurados como o Grande Campeão entre os machos. O potranco lobuno, exposto por Silvio Luis Rickes e Marcelo Móglia, descende do Grande Campeão da Expointer e Reservado Grande Campeão da FICCC por duas vezes, Piraí 1569 do Brazão, que morreu a pouco mais de um mês, e de Pintura da Lagoa. A Exposição internacional foi também a pista em que Bem Criado conseguiu o passaporte.

O também potranco menor JA Impulso, foi o reservado na categoria e no Grande Campeonato. Filho de Equador de Santa Edwiges e JA Capitu, Impulso foi criado e exposto por José Antônio Anzanello da Fazenda Santa Edwiges de São Lourenço do Sul. O chegou à decisão do ciclo depois de conseguir o passaporte nas exposições de Pelotas/RS e na Outonal de Esteio.

O posto de 3º Melhor Macho da Expointer ficou com o melhor cavalo adulto do julgamento, Galo de Santa Edwiges, Reservado Grande Campeão na Expointer 2011. O cavalo colorado, filho de Tinajera Chambergo e Baioneta do Tamboré, foi exposto pelas Cabanhas Procópio, GAP São Pedro e Itapororó e Santa Marta – de Pelotas, Uruguaiana e Alegrete/RS.

Farrapo da Maior, filho de JLS Hermoso e FJC Amenaza, ficou com o prêmio de 4º Melhor Macho da exposição. Reservado Campeão Cavalo Adulto no julgamento das categorias, Farrapo foi criado e exposto por André Ricardo Souto Maior, da Cabanha Maior de Painel/SC, e obteve a vaga na Exposição Passaporte realizada em Lages/SC.

Sobre a avaliação dos machos, o presidente da Associação de Criadores do Uruguai fez importantes considerações. “É um animal muito típico, com muita expressão e harmonia. Só tenho que agradecer à ABCCC pela oportunidade e felicitar os criadores pelo nível excepcional de animais que estiveram em pista”, disse Parietti.

Grandes Campeões (veja aqui a planilha com o resultado completo)
Fêmeas
Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça
Oraca do Itapororó, filha de Jalisco de Santa Angélica e Fuzarca do Itapororó Criador: Nestor de Moura Jardim Filho, Itaqui-RS
Expositor: Aldo Vendramin
Estabelecimento: Estância Vendramin, Palmeira-PR

Reservada Grande Campeã
Faceira II do Itapororó, filho de Las Hortensias Rigolemu e Balisa do Itapororó
Criador: Nestor de Moura Jardim Filho, Itaqui-RS
Expositor: Silvio Luis Rickes e Marcelo Moglia
Estabelecimento: Cabanha Dom João e Cala Bassa, Eldorado do Sul e Bagé-RS

3ª Melhor Fêmea
Las Misiones Que Guapa, filha de Las Misiones de La Noche e Las Misiones Lembranças Criador: Fernando Gonçalves do Nascimento, Santo Ângelo-RS
Expositor: Fernando Gonçalves do Nascimento
Estabelecimento: Cabanha Las Misiones, São Luiz Gonzaga-RS

4ª Melhor Fêmea
Jaguatirica da Reconquista, filha de La Invernada Hornero e Saia Curta 135 da Ronda Criador: Marcelo Tellechea Cairoli, Porto Alegre-RS
Expositor: Agropecuária do Mako Ltda
Estabelecimento: Cabanha do Mako, São Lourenço do Sul-RS

Machos
Grande Campeão
Bem Criado Cala Bassa, filho de Piraí 1569 do Brazão e Pintura da Lagoa
Criador: Marcelo Rezende Móglia, Bagé-RS
Expositor: Marcelo Rezende Móglia e Silvio Rickes
Estabelecimento: Cabanha Cala Bassa e Don João, Bagé e Porto Alegre-Rs

Reservado Grande Campeão
JA Impulso, filho de Equador de Santa Edwiges e JA Capitu
Criador: José Antonio Anzanello, Porto Alegre-RS
Expositor: José Antonio Anzanello
Estabelecimento: Fazenda Santa Edwiges, São Lourenço do Sul-RS

3° Melhor Macho
Galo de Santa Edwiges, filho de Tinajera Chambergo e Baioneta do Tamboré
Criador: Daniel Anzanello, Porto Alegre-RS
Expositor: Cabanhas Procópio, Gap São Pedro, Itapororó e Santa Marta
Estabelecimento: Cabanhas Procópio, Gap São Pedro, Itapororó e Santa Marta, Pelotas, Uruguaiana e Alegrete-RS

4° Melhor Macho
Farrapo da Maior, filho de JLS Hermoso e FJC Amenaza
Criador: André Ricardo Souto Maior, Itajaí-SC
Expositor: André Ricardo Souto Maior
Estabelecimento: Cabanha Maior, Painel-SC

Fonte: ABCCC - Site

Sem comentários:

Enviar um comentário