sábado, 25 de agosto de 2012

Acampamento Farroupilha


           Alguém me falou do Acampamento Farroupilha aqui de Santa Maria, mas tentei encontrar alguma coisa como: local, shows, programação, quem fará (e regras dependendo de quem faça) mas nada disso encontrei, deve ser para o ano que vem.
             Pois é pessoal, há uns 6 ou 7 anos atas, fui um do idealizadores de um projeto para Criarmos um Parque de Rodeios com local para acampamentos, fora da cidade, com Centro de Tradições, escola de equitação, pista de rodeio, museu, biblioteca, casas do tempo antigo de barro e capim, com a indumentária da época, escola de cultura, sala de projeção de filmes, locais para acampamentos e shows, e que fosse aberto durante o ano todo, com passeios acavalo, de charrete, aranhas, carreta, se o lugar ajudasse, banhos de sanga, açude, e com todas as brincadeiras recolhidas do folclore... Local para tirar leite, castração, marcação, esquila a martelo, essas coisas da lida do campo.
             Tentamos encaminhar esse projeto à Sra. Governadora do Estado, que se dizia diferente, e sabe o que me disseram, QUE SOU LOUCO!
               Aí tentamos aprovar uma verba pela LIC e levar o projeto para o Parque de Exposição da UFSM, sabe o que aonteceu? Até hoje não nos deram resposta.
            Portanto senhores candidatos à Prefeito de Santa Maria, se tem algum dos senhores que por ventura lê os meus posts e queiram eu passo o projeto completo para o senhores e nem precisam dizer que fui eu que fiz, ou se tem alguma cidade que queira, eu mando também. O Parque aqui de Santa Maria se chamaria PARQUE DO CORAÇÃO, da sua cidade o senhores podem dar o nome que quiseres.
            Há! Em tempo, não precisaria fazer tudo isso num ano só é um projeto para longo prazo, ir montando aos poucos conforme se conseguir verbas, e não precisa ser tão grande não,
             Mas fica ai a minha dica, para aqueles que acham que só critico e que nunca fiz nada, repensem os seu conceitos, já fiz muita coisa e se não fiz mais é porque não tenho parceiros que sonhem que nem eu.
             Depois não sabem porque nossa cultura está mais difícil e com menos gente, mas só conservam uma minúscula parte a tradição que é a dança e os rodeios, ainda com um deturpação cultural. Por tanto se tivesse um espaço em que as pessoas pudessem conhecer  cultura o folclore na sua integra e se regras para quem quer entrar, como fazem no Uruguai e na Argentina, certamente que tudo estaria diferente.

Sem comentários:

Enviar um comentário