sábado, 25 de agosto de 2012

Freio de Ouro Médias altas mantém equilíbrio na primeira fase de mangueira do Freio

O equilíbrio nas médias de apartes e pechadas manteve disputa acirrada após a primeira fase de mangueira da decisão da 31ª edição do Freio de Ouro, realizada na manhã de sábado 25 de agosto. A busca pelo título deste ano da maior prova de seleção do cavalo Crioulo continua indefinida, porém, já aponta fortes candidatos.

O público que lotou o ambiente da prova acompanhou, entre palmas e gritos de incentivo, a apresentação dos conjuntos no seu primeiro contato com o gado – gentilmente cedido pela GAP São Pedro. No resultado parcial seguem liderando Sananduva do Salton entre as fêmeas e Piraí 1533 do Honesto entre os machos.

Sananduva, montada por Márcio Maciel, mostrou grande performance na etapa e permaneceu na ponta com a média 21,040. El Embeleco Esperame subiu da quarta colocação e agora ocupa o segundo lugar com 20,473, seguida por Rapariga do Amanhecer com 20,248 e Oraca do Itapororó com 19,964. Também merece destaque o desempenho de Tocaiúva da Quinta montada pela única ginete mulher da competição, Denise Leite, bastante aplaudida e elogiada.

Na opinião de André Narciso Rosa, jurado das fêmeas ao lado de Ciro Manoel Canto de Freitas e Francisco Kessler Fleck, os animais da ponta mostraram muita habilidade. “Foi uma etapa equilibrada, com gado de qualidade e a pista boa, oferecendo todas as condições para a prova”, diz. “Nosso julgamento foi baseado no regulamento, que prevê a otimização do uso do gado”, esclareceu, sobre os pedidos de troca do novilho.

Nos machos Piraí 1533 do Honesto e Marcelo Móglia apresentaram muita técnica e conseguiram manter a liderança com a média 20,143. Em segundo lugar segue também Abre Cancha da Onicron com 20,119 e em terceiro e quarto estão, respectivamente, Lagunero do Infinito com 19,943 e Mapaxe da Rio Bonito com 19,844.

Rodrigo Py, que julga a categoria junto de João Luis Arísio e Christina Freitas Bandeira de Mello, também considerou que entre os machos a prova está se mantendo equilibrada. “A disputa está totalmente em aberto com oito a dez animais em condições de chegar na frente”, analisou. Py ainda elogiou o gado que, segundo ele, proporcionou uma disputa uniforme e de excelente qualidade.

Ainda no sábado, a partir das 14h, será realizada a primeira fase de campo que irá definir os 28 finalistas da competição. A decisão ocorre no domingo, dia 26, a partir das 12h com transmissão ao vivo pelo Canal Rural. Clique aqui e acesse a planilha com o resultado completo.

Fonte: ABCCC

Sem comentários:

Enviar um comentário