domingo, 5 de agosto de 2012

Luna Raquel - A jovem voz do Rio Grande


Luana Raquel Wojciechowski, o nome parece complexo, mas ela é a simplicidade e a simpatia em pessoa. Cantora, declamadora, atriz, dançarina, instrumentista, tudo isso aos 11 anos. Premiada por todos os festivais que passa, Luana realizou seu grande sonho: Tornou-se 1ª Prenda Mirim do RS. Conheça um pouco desta menina na entrevista exclusiva dada ao Jornal Eco da Tradição de Agosto.

O que você sentiu quando ganhou o concurso?
Luana - Descrever o que eu senti em palavras é quase impossível, chegar ao ápice e acender à uma faixa estadual foi um sonho, um objetivo que almejei desde meus 4 anos de idade, mesmo sem ter ideia do que eu precisaria para chegar até esse dia. No momento em que me chamaram eu senti uma explosão de alegria e a cada dia uma emoção diferente, um sentimento de realização, de superação, da certeza do dever cumprido, de amigos conquistados, de prazer pela meta alcançada, enfim, tudo de bom! 

A quem você dedica a vitória?
Luana - Antes de tudo eu agradeço ao Patrão Celestial! Esta vitória foi conquistada graças ao meu amor pelo chão onde nasci, mas nunca caminhei sozinha sempre tive o apoio de meu pai, e uma dedicação incansável de minha mãe, dedico principalmente á eles pois foram eles que proporcionaram a mim a oportunidade de viver no meio do tradicionalismo, depois à todos os amigos que conquistei e que de uma forma ou de outra me ajudaram nesta trajetória, a todos os professores que me orientaram e aprimoraram meus conhecimentos, aos C.T.G.s por onde passei e as regiões tradicionalistas que sempre representei, dedico a todos os gaúchos e em especial a todas as prendinhas que hoje com esta faixa eu represento!
O que tu acredita ser o papel do cargo que ocupas hoje?
Luana - Acredito que o meu papel como prenda mirim é principalmente o de através dos meus passos, do meu amor, do meu carinho e da humildade com todos, dar exemplos e incentivar outras crianças a se juntarem a nossa causa, esse é meu dever como prenda, representando também as virtudes, a dignidade, a graça, a cultura, os dotes artísticos, a beleza, a desenvoltura e a expressão da mulher gaúcha, e assim propagar nos quatro cantos deste estado a cultura e a tradição rio-grandense, levando em consideração o recato e as boas maneiras que uma prendinha tem que ter. Quanto mais crianças eu puder tocar o coração e trazer para esta grande família mais feliz e realizada como prenda eu serei...

O que tu achas que pode ser feito para trazer mais jovens para os C.T.G.s?
Luana - A tantas coisas que podemos fazer e tantas que festamos fazendo... Mas assim, eu também iniciei todo esse meu trabalho tendo alguém como exemplo. A Prenda “Dayane de Almeida Antunes”, e muitas outras jovens que me mostravam a beleza que tem a nossa tradição, gostaria que tivéssemos mais seminários até mesmo um objetivo anua que mostrasse “Exemplos de Vida” dentro do tradicionalismo, pois como já falei muitas vezes, pessoas que ainda não se juntaram a nós me perguntam: Luana, o que você ganhou com tudo isso? Vamos mostrar para as famílias o que ganhamos, mostrar vídeos de como é nossa vida tradicionalista, nosso eventos e os benefícios que eles nos trazem para nossa vida presente e futura. Tenho certeza que muitos pais vão querer trazer seus filhos e toda sua família para nosso movimento e ser grandes exemplos de vida, dentro e fora do tradicionalismo.

Teu livro favorito... 
Luana - Eu adoro ler, livros, tirinhas, colunas semanais, blogs, enfim, tudo... Mas os livros que mais gosto de ler, são “História do Rio Grande do Sul” de Moacyr Flores e “Millar e Sugar” de Prunella Bat.

Nas horas vagas gosta de... 
Luana - Entre tantas outras coisas que gosto de fazer, as minhas preferidas, que sempre que tenho um tempinho gosto muito de fazer, são dançar e cantar.

Teu maior sonho é... 
Luana - Meu maior sonho acabei de transforma-lo em realidade “Ser Prenda Mirim do RS”. Outro realizo todos os dias “Ser Feliz”. E como ser feliz implica ter sonhos para realizar, objetivos para alcançar, ou seja, viver a vida, quero continuar sonhando e alcançando meus objetivos, quem saber ser uma grande jornalista!

Música preferida... 
Luana - Adoro escutar as músicas “Bem na Porteira” de Cristiano Quevedo e “O Vento” dos Monarcas.

Planos para o futuro..
Luana - Para este ano e ano que vem, viver cada momento do sonho que se tornou real, pretendo sempre trabalhar em prol do tradicionalismo, buscar conhecimentos para crescer como pessoa, quero começar a fazer um curso de inglês, dançar sempre e tentar ficar mais próxima a meus familiares que hoje estão longe.

Como tu vê as redes sociais e a tecnologia a serviço das tradições?
Luana - Eu vejo como uma grande ferramenta positiva à mais à serviço das tradições. E digo isso por experiência própria, pois quando eu e minha mãe iniciamos não sabíamos muita coisa e utilizamos muito desta tecnologia para obter conhecimentos, buscar, saber de eventos tradicionalistas, rodeios, e como eu declamo, canto e toco violão, é através de sites tradicionalistas eu consigo os poemas que quero e as músicas que precisa, sem contar que quando lancei meu CD de poemas consegui encontrar os autores para a autorização da gravação tudo pelas redes sociais e hoje muitos deles se tornaram grandes amigos e até padrinhos, para mim um serviço indispensável sabendo usar com cuidado para o bem, respeitando sempre a privacidade e a vida do ser humano, temos é que expandir e usufruir desta tecnologia que possibilita que o mundo inteiro conheça a força dos gaúchos.

Fonte: blog Rogério Bastos

Retirei essa matéria na integra do blog do Rogério Bastos, porque sou admirador do trabalho dessa menina que muito vem contribuindo não só para o Tradicionalismo Gaúcho, mas também para o a sociedade Caçapavana, pois conheço os projetos que ela vive engajada.


Sem comentários:

Enviar um comentário