sábado, 29 de dezembro de 2012

"PERICÓN" ...año 1904

O Pericón é uma dança folclórica na Argentina , Uruguai e Paraguai . Esta dança consiste de um conjunto de baixo acoplamento e interdependentes, normalmente oito.

Origens históricas
Quanto à sua origem, alguns autores como Carlos Vega , alegando que evolui de cielito argentino (evoluiu quadrilha, que vem da "dança do país" britânico ou "Original quadrilha", que chegou à Argentina em 1730, e por sua vez é o ancestral direto de todos os contradanzas existentes).  enquanto outros como Viglietti Cedar ou Mirta Amarelo Capi dizer cielito como ambos originários Pericon a quadrilha. 
As primeiras referências a esta dança foi realizada por Espinosa y Tello em 1794 sob o título "Expedição Malaspina científica" que varreu grande parte da América Latina. Nesses escritos há desacordo sobre onde eles foram levados para lá como autores Lauro Ayestaran que afirmam Estas gravações foram feitas em algumas áreas do que hoje é o Uruguai,  , enquanto outros afirmam que Espinosa y Tello escreveu sobre sua experiência em terras que hoje fazem parte da Argentina.  Além disso, C. Viglietti diz escritos de Espinosa ter algumas inconsistências e erros, como a garantia de que a cantada malambo. 
Por sua vez, há algumas divergências sobre seu exato lugar de origem, os autores já existentes, como Carlos Vega para colocar seu nascimento na Argentina presente,  enquanto outros alegação de que havia surgido a partir da atual terras Uruguai. 
A dança é conhecido como "Pericón Nacional" no Uruguai e na Argentina, embora este último também muitas vezes chamado de "Dance Nacional".

História
O Pericón, juntamente com meia-volta querida e formar um grupo de dança na Argentina evoluiu a partir da quadrilha Europeia. Eles são muitas vezes mencionados juntos em documentos que datam das primeiras décadas do século XIX. Às vezes, seus nomes foram associados como "Cielito apericonado" ou "meia-volta Pericón", fato que levou alguns estudiosos a acreditar que eles têm uma origem comum. Do ponto de vista da sua coreografia, os três danças são quadrilhas ou gangues, ou que os vários parceiros para coordenar os seus movimentos várias figuras. Ambos cielito como Pericón eram populares durante a primeira metade do século XIX e, depois de cair em desuso em parte do segundo tempo, foi recuperada pelos movimentos de circo e tradicionalista para o fim do século. 
Cielito apericonado ou Pericón era um musical antes de uma dança. Estilo musical: várias canções com variações rítmicas em um ritmo típico, dança: uma única música, com uma taxa única e uma única letra (se ele tem letras), com uma coreografia única, sem variações. O Pericón é, como o Reed mídia , uma evolução do Cielito , que, por sua vez, é uma evolução do "country dance" chegada quadrilha ou britânica em Buenos Aires no início do século XVIII. Na Argentina, a cielito evoluir, e o Pericón meia-volta a partir da quadrilha. 
Ao substituir o gato Podesta Pericón, dê uma Pericón aprender com os agricultores uruguaios. Naquela época, o Pericón quase extinta como um gênero musical (na Argentina e Uruguai). O irmão Podesta "resgatá-lo." Isso é possível pelo uruguaio agricultores, que, a pedido de um amigo de Joseph Podesta, ensinar uma Pericón J. Podesta.
A música atual "National Pericón" foi originalmente escrito por J. Podesta. Ele e seu irmão A. Nacional de Dança Podesta chamar final do século XIX Argentina.
Mais tarde, Gerardo Grasso, faz o papel de quinto ato do trabalho original de J. Podesta, e transcrita a pontuação (realizado por Orchestra), reduzindo-o para piano. Meses mais tarde, Grasso iria publicar a essa pontuação como "Nacional Pericón". Significativamente, essa pontuação foi uma adaptação de uma partitura para piano escrito por J. maior Podesta, um ator e compositor uruguaio, que viveu grande parte de sua vida na Argentina, com base em Pericón melodias tradicionais do Pampa Argentina. O trabalho de J. Podesta chamado "Pericón por Maria."
Pericón atualmente permanece dança nacional da Argentina.

Primórdios
No início, esta dança tradicional, como a meia-volta , era uma variante do docinho . Alguns autores afirmam que esta variante, dançou com a ajuda de um bastonero, que foi chamado de "Pericón", como ele foi encarregado de estabelecer os números, a voz da aura ("agora"). É por esta razão que uma variante da dança, foi chamado querida apericonado. Com o tempo, esta variante começou a ganhar importância, como a distingue da dança independente, adquirindo o nome de Pericón.
Já em 1794, durante a expedição científica espanhola liderada por Alejandro Malaspina, tenente da Marinha José Espinosa y Tello, que cruzou a Cordilheira dos Andes e os Pampas, a partir de Valparaiso e chegando a Buenos Aires, de onde ele foi para Nairobi para se encontrar com o resto da expedição, menciona sobre o homem do campo: "tocar ou cantar uma seguidillas raros, fora de sintonia, que eles chamam de cadeia, ou Pericón ou malambo, acompanhado com um guitarrilla desacordada, que é sempre uma soprano." 
Outra referência importante faz Domingo Faustino Sarmiento, em seu livro Memórias de Estado (1850) no qual ele descreve que, em 1826, durante a sua juventude, "nós fandangueado cada domingo um ano e ser pego em contradanzas pericones em San Francisco del Monte na Serra de São Luis. " 

Transferência para o Chile
O Pericón foi liderada por José de San Martín de Chile , em 1817 , o ritmo e começou a dançar muito, como o querido , o Sajuriana e quando (também liderado por San Martín e seu exército para o Chile). No Chile, foi chamado Pericona sendo uma variante de dois de baixo acoplamento com o lenço, interdependentes. Seu nome original vem do título que já foi esquecido que liderou a dança ", Pericón "ou" papagaio ", e que o Chile era comumente chamado de" bastonero ". Era conhecido como pericona em Chiloé já que cerca de 1835 . É dançada em festas profanas Chilo é e em algumas outras áreas do sul do Chile. 

América do Sul
O Pericón também dançou em outros países sul-americanos como Paraguai e Brasil. No Brasil sua renda é atribuído a Pedro José Viera , apelidado de "Perico Dancer '.

Coreografia
Em termos de estrutura, é constituído por um pericona versos 4-7. Sua coreografia de dança tem uma grande variedade. Os dançarinos, todos com lenço na mão, estão localizados nos quatro cantos de um quadrado, os homens em linha diagonal, com companheiro em frente. Ao longo da música estão constantemente mudando de posição diferente: na praça com semi deslocamentos, rotações e circulares contragiros, mudanças de frente, etc A figura é a característica que descreve três vezes um número oito. Tudo com passos caminhou, cotonetes e caminhada footwork todo. No final da dança, os quatro dançarinos se reúnem no centro do quadrado de aterragem homens dando um salto violento elevada, tanto em paralelo pés e levantando o véu.

Notícias
Atualmente tem pouco efeito, como dança folclórica, bailándose apenas eventos culturais nas escolas. Em 2007, o Congresso argentino declarou a Pericón Argentina dança nacional. por sua vez, até à data na Argentina atingiram apenas duas músicas com ritmo Pericón, o "Pericón Nacional" e "Pericón por Maria" em Chiloé também dança sozinho em eventos culturais e existem pelo menos quatro periconas tradicionais: a de Calen, o Cucao, que de pericona Llaullao e masculino.

Fonte: Wikypedia

Sem comentários:

Enviar um comentário