sexta-feira, 15 de agosto de 2014

ESPAÇO ESTÂNCIA DA POESIA

CHIMARÃO POÉTICO

A Estância da Poesia Crioula organizou na tarde de 02 de agosto uma agradável reunião festiva, denominada Chimarrão Poético, onde o tema dos trabalhos apresentados foi o "Chimarrão". 
O evento marcou o início dos "SARAU DA ESTÂNCIA", que ocorrerá uma vez por mês, com temas pré-definidos, a fim de fomentar a veia artísitca dos participantes. 
Neste primeiro encontro, formou-se uma roda de mate, com apresentações individuais, de canto, música e poesia, enaltecendo a bebida típica dos gaúchos.
A participação é livre e os encontros serão, a princípio, na sede da EPC ou em locais previamente definidos, como o mês de setembro, que será dia 06, no Galpão dos Oficiais da Brigada Militar, no Acampamento Farroupilha e o tema será REVOLUÇÃO FARROUPILHA.


A nova diretoria da Estância da Poesia Crioula, eleita por aclamação no 58º Rodeio de Poetas, está realizando uma série de visitas a entidades co-irmãs, apresentando a nova nominata que compõe a gestão 2014/2016, discutindo projetos culturais e fortalecendo parcerias.
A primeira visita foi ao IGTF, no dia 14 de julho de 2014 , onde o Presidente Wilson Tubino e o Vice-Presidente Cesar Tomazzini foram recebidos pelo Presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore Rodi Pedro Borghetti, que há muito tempo é um grande colaborador da EPC e da cultura regional.


A Estância da Poesia Crioula participou, no dia 02 de julho, de uma importante atividade cultural no CTG Estancia da Azenha, no coração de Porto Alegre, onde os confrades Paulo de Freitas Mendonça, Danci Ramos, Cândido Brasil, Cesar Tomazzini Liscano e Wilson Tubino palestraram sobre temas como poesia e causo, lendas do Rio Grande do Sul para 85 alunos da Escola Adventista. 

No local também ocorreu a exposição que conta a história da Academia Xucra do Rio Grande, que encantou os jovens estudantes e professores.


A nova diretoria da Estância da Poesia Crioula, esteve, no dia 14 de julho de 2014, representada pelo seu Presidente Wilson Tubino, o Vice-Presidente Cesar Tomazzini e o Secretário Geral Cândido Brasil, visitando o Secretário Municiapl da Cultura, Roque Jacobi, oportunidade em que apresentaram os novos nomes que compõem a diretoria da entidade e conversaram sobre atividades culturais e futuras parcerias entre a EPC e a secretaria. 
Esteve presente no encontro o adjunto Giovani Tubino, que recepcionou a comitiva da Estância até a chegada do Secretário e explanou os trabalhos desenvolvidos pela pasta na seara regionalista.
Ficaram acordados outros encontros futuros, visando fortalecer os laços culturais entre a o município e a Academia Xucra do Rio Grande.


Sem comentários:

Enviar um comentário