segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Futuro Secretário de Cultura de São Francisco de Assis se sente ofendido

Dia desses, olhando para os novos secretários de São Francisco de Assis, postei em meu face, esse comentário:
"Quando falo de São Chico, minha terra, sei que muita gente fica chateada. Eu também fico, mas como pensar diferente, se olho para os Secretários do Município e lá estão sempre os mesmos.
Mas o que mais me interessa é cultura e vejo lá o nome de Herton Couceiro, que na verdade nem sei quem é, mas cultura não é brincadeira minha gente!... Nunca vi um livro desse rapaz, uma música, um recital, um poema... Não acredito que quem nunca entrou n'água, saiba nadar. Sei que é um blogueiro e nada mais... Tomara que eu esteja errado e faço questão, de um dia, se a coisa andar, ir pessoalmente cumprimentá-lo, mas fora disso, espero que nem lembre que eu existo, pois me cansei de fazer algo por São Chico e ver somente os compadres de ajeitando. Pelos menos não é o Valdevi Maciel... Porque a coisa seria pior...
Com nomes como: ERI CÔRTES, AMILTON BRUM, IOLETE GIROTO e até o ROGÉRIO AYRES e acho que só, porque fora esses, ninguém mais faz cultura em São Chico...CANSEI!

Pois é alguém me mandou um link por e-mail e fui ver do que se tratava e lá estava o comentário do Futuro Secretário de Cultura de São Francisco de Assis em sua página do face:
"Mesmo antes de começar um trabalho, um cidadão que não conheço e que também não me conhece começa a tecer críticas a meu respeito no face. Sem entender de cultura como um todo em todas as suas manifestações, de planos, de sistemas, quer antecipar o resultado de um trabalho. Pois saibam que minha paixão pela cultura não é de agora, sempre fui envolvido com as diversas manifestações culturais (quem me conhece sabe), sempre participei, incentivei e agora pretendo trabalhar muito para realmente promover cultura. Os desafios serão muitos pois mesmo não estando na função já trabalho arduamente para finalizar dois projetos, cujos editais estão abertos e não perdi tempo e me deparei com situações que são urgentes para resolver como a criação do Sistema Municipal de Cultura (obrigatório), inventário cultural, a formação do Conselho a partir dos diálogos culturais e o tão sonhado Fundo Municipal de Cultura e quem sabe, a partir daí, a LIC Municipal.
Pra falar sobre o assunto realmente não basta escrever palavras que qualquer um escreve e outro assina, é preciso ter conhecimento e se sentir preparado para tal. Disso não tenho medo, pois vontade e determinação nunca me faltou.
Permito apenas, aos que me conhecem, me julgar."
17 de dezembro



Pois é Sr. Secretário, não sei se fico triste ou fico feliz. Feliz por saber que tudo o que escrevi é verdade e tuas próprias palavras comprovam isso. E triste por saber que o Secretário de Cultura de um município tão rico culturalmente quanto São Francisco de Assis, não conhece uma pessoa que tanto fez e tanto vem fazendo pelo município. Mas como o Sr. não me conhece eu me apresento:
- Meu nome é Paulo Ricardo Costa, nasci no 5º distrito, Vista Alegre. Comecei fazer cultura muito cedo, desde os tempos do Grêmio Estudantil do Colégio Salgado Filho.
- Fiz parte da Tropeada Rio Grandense, que foi um encontro de palestrantes que aconteceu nos anos 80 e tiveram 4 edições, vindo culminar nos 2 últimos anos, com um festival, de onde saiu a música, hoje hino de São Chico, Regresso, de autoria de Flávio Saldanha, defendida por César Lindemayer;
- Fiz parte do Departamento Cultural do CTG Negrinho do Pastoreio, onde criei a Sala de Troféus, uma biblioteca(que não existe mais) e fizemos a Peça de Teatro a "Lenda do Pastoreio" no dia 22 de agosto, juntamente com um encontro de invernadas e baile com o Grupo Galpão;
- Fiz parte da Criação do Grupo Ana Terra, invernada de danças de onde, mais tarde, fundou-se o Grupo os Piazitos do Fandango, onde estive por 5 anos.
- Fui o Idealizador e Criador da Querência do Bugio, festival que leva o nome de São Chico pelos quatro cantos do mundo e maior evento do município;
- Tenho mais de 200 músicas gravadas com os maiores cantores do Rio Grande do Sul, entre eles: Nilton Ferreira, Miguel Marques, João Chagas Leite, Porca Véia, César Lindemayer, Analise Severo, Flávio Hansein, Paullo Costa, Wilson Paim, Julio Saldanha, Jean Kirshoff e muitos outros, além de Grupos de Bailes, como: Grupo Cordeona, Floreio, Balanço Fandangueiro, Reis do Fandango, Caraguatá, Galope do Mouro e muitos outros...
- Tenho mais de 60 prêmios de festivais e já fui jurado em alguns deles.
- Fui vencedor do Maior festival do Brasil, denominada de Viola de Todos os Cantos em São Paulo, festival que colocou para o Brasil a dupla Arison & Emerson com a Música EU E O JOÃO DE BARRO.
- Faço parte do Galpão da Poesia crioula de Santa Maria, onde temos diversos projetos de oficinas poéticas e recitais, muito interessantes, para crianças das escolas e CTGs.
- Tenho 4 CDs. gravados, três de músicas e um de Poesia. Faço parta da Comissão Avaliadora de Poesias, do Estado do Rio Grande do Sul, além de poemas premiados nos estados de Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul;
- Faço parta a criação do Festival do Jacaquá, onde trabalho arduamente para manter, além de muitos outros projetos que muito me trazem felicidade.
Quero deixar bem claro que em momento nenhum tentei ou tento denegrir a sua imagem, até porque não sei que imagem o senhor tem. E, pode ter certeza que não preciso da Cultura de São Francisco para nada, mas muito estou fazendo e continuarei fazendo, quer o senhor goste ou não. Porque faço o que minha alma e meu coração mandam e tenho muito ainda que agradecer a terra que me pariu, mas não com politica e nem politicagem, com trabalho mesmo, que é isso que sei fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário