quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Os Festivais, até quando?

Os Festivais que sempre foram o sonho de muito músico e compositor, vem a cada dia se tornando um sonho mais distante. E não porque os músicos não querem participar, muito pelo contrário, pela burocracia que vem se tornando num tempo em que tudo evolui, menos as pessoas que fazem os festivais.
Não bastasse a "panelagem' que sempre foi, mas que está se tornando cada vez maior, onde os "compadres" só se preocupam com seus amigos... Onde jurado faz show junto com concorrente... Onde a politicagem suja e nojenta vem tomando conta com o uso do partidarismo na escolha das canções... Onde dinheiro é jogado no lixo para que tenha mais verba e tendo mais verba, a possibilidade de desvio é bem maior... Onde políticos e falsos políticos tentam se promover nos seus três dias de fama... Não bastasse tudo isso, agora a dificuldade de mandar música, com cada dia regulamentos mais esdrúxulos e complicados. 
Na Comparsa da Canção Gaúcha de Pinheiro Machado tem até um item que diz como deve ser rateado o dinheiro do direito autoral dos participante; Na Gauderiada de Rosário do Sul foi um parto poder mandar música por uma página da web, onde os trabalhos tem que serem convertidos de um sistema que ninguém mais usa e duvido quem tenha certeza que seu trabalho tenha chegado.
Tenho saudade de ver um festival onde a vergonha e o respeito pelas obras estejam acima de qualquer suspeita e que os festivais sejam uma amostra de arte e obra e não uma competição, onde muitos parecem gladiadores numa arena tentando furar os olhos dos outros. 
Outro dia numa matéria de Zero Hora exaltavam os festivais com 900, 1000 músicas, mas de que adianta ter algumas centenas de músicas, se passam sempre os mesmo, se nossos festivais não tem renovação, ou alguém conhece algum cantor novo? E quando consegue chegar ou pega obra "deles" ou sai fora novamente. 
A Tertúlia de Santa Maria mostrou isso, ressuscitaram gente, porque o nome tem peso para uma comissão avaliadora, o que acho isso uma vergonha, tem que ter peso a obra que vai ao palco e não que está nela, mas o importante que deu certo e belas canções nem entraram no crivo da premiação.
Até quando meus senhores? querem acabar com os festivais? e Depois vocês vão viver do que?
Pensem!
Porque esse é o meu modo de pensar.

1 comentário:

Thiago disse...

gostaria de saber se Claudionor tambem conhecido como Dinor ja foi integrante da banda piazitos do fandango

Enviar um comentário