terça-feira, 4 de dezembro de 2012

XXVI Comparsa da Canção de Pinheiro Machado

Acho que não vou ver tudo, agora os organizadores da Comparsa é que dizem como devem serem divididos os valores das ajuda de custo. Isso mostra bem como andam desorganizados alguns festivais do Rio Grande do Sul. Tem tanta coisa que "eles", poderiam se preocupar ou até mesmo ajudar os músicos que chegam nas cidade e as vezes não tem um local para ficar, ficam metendo o "bedelho" no que não devem. 
Olha o que diz o REGULAMENTO  da XXVI Comparsa da Canção de Pinheiro Machado


TÍTULO III
Dos Direitos Artísticos e Autorais
Art 9º - Aos direitos artísticos e autorais serão atribuídos valores de R$ 2.000,00 (Dois mil Reais) por música classificada, sendo que 10% (dez por cento) deste valor deverão ser destinados ao intérprete.

Parágrafo Único - Os direitos autorais serão pagos após a primeira apresentação do grupo no palco, conforme ordem de apresentação definida pela Comissão Organizadora.


Para os que não sabem O QUE É DIREITO AUTORAL?

É o direito que protege trabalhos publicados e não publicados nas áreas da literatura, teatro, música e coreografias de dança, filmes, fotografias, pinturas, esculturas e outros trabalhos visuais de arte como programas de computador (softwares). O direito autoral protege a expressão de idéias e reserva para seus autores o direito exclusivo de reproduzir seus trabalhos.

Portanto, caros amigos Direitos Autorais são direitos dos Autores, como o próprio nome diz, e autores são os que escrevem e que musicam as obras, portanto, cada um divide os valores como querem e não serão regras que irão dizer o que se tem que fazer, mas vou perguntar o seguinte:
- Será que existe cantor, sem Letra, sem melodia e sem músicos no palco, visto que eles obrigam a ter no mínimo 2 e no máximo 6?
- Será que não hão coisas mais importantes para os Srs. organizadores se preocuparem?
- E seu eu não concordar com esse item, a música será desclassificada?
Quando falo que nossos festivais precisam de gente que entenda de música e não fiquem se metendo em coisas que não cabe aos organizadores se meterem.
Vocês poderiam ajudar muito se, ao invés de ficar se metendo onde não devem, ajudassem aos músicos de fora com preços melhores nos hotéis, nos restaurantes, locais para alojamentos para os que não tem muita "grana" para ir para hotel. Ter melhores atrações e uma maior divulgação do resultado final. Tem tanta coisa para se preocupar. Haja Deus!

Sem comentários:

Enviar um comentário