domingo, 23 de dezembro de 2012

Mais um Natal

Está chegando o Natal, esse comércio desvairado que iniciou no século XVII por causa de uma crise muito grande nos Estados Unidos e na Europa, que devido ao grande inverno o comércio não conseguia vender e a Igreja, como sempre, na sua esperteza criou essa imagem do Papai Noel e a história do nascimento de Cristo, o que tudo não passa de uma grande mentira. Até porque Cristo não nasceu no dia 25 de Dezembro, como os Cristãos aformam, mas esse é outro assunto.
O Natal com esse consumismo exacerbado e que é muto defendido por muitas pessoas, não se dão conta para que esse comércio desvairado e louco sobreviva, tem gente que nem sabe o que é Natal. As pessoas na sua loucura para comprar... comprar... e comprar... passam por cima de tudo e de todos. Fazem contas mirabolantes e depois passam o ano correndo atrás para pagá-las, quando as pagam, porque nas últimos levantamentos, 80% da consumidores natalinos são inadimplentes.
Infelizmente vivemos numa sociedade onde o valor material está acima de qualquer coisa. Esquecem todos que, para alguém comprar, alguém tem que vender e isso sobra para as classes menos favorecidas e quase sempre os excluídos do que se diz sociedade. Porque não fazer os mesmos com os bancos, com os magistrados, com os políticos, com os grandes empresários que atrás de sua fortuna se escondem nas belas praias ou em viagens pelos Países, torrando o lucro, que os assalariados ficam trabalhando para eles.
Ninguém lembra que o motorista de ônibus que está trabalhando no Natal tem família, de filhos e tem sonhos... que o guarda, o policial, o garçom, a cozinheira, o frentista, o vendedor, enfim o trabalhador, aquele que alavanca esse Pais, tem família... Mas isso é o Natal.
Talvez esse mundo tivesse que terminar mesmo, e nascer uma nova mentalidade, mais humana e menos capitalista. Mais divina e menos desumana. Mais carinhos e menos escravagista. Mas enquanto isso não acontece, cabe a nos ficar torcendo que um dia isso mude. Coisa que, certamente, nunca acontecerá.
Mas essa é minha opinião.
Um Feliz Natal a todos e um Ano Novo repleto de sonhos e realizações.

Sem comentários:

Enviar um comentário