quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Eri Côrtes e Amilton Brum

Hoje, na minha 5ª retrospectiva e quero falar de duas pessoas, pois eles tem peso igual para mim,  em importância, em amizade e em carinho, Eri Côrtes e Amilton Brum. 
Minha parceria com  o Eri começou mais cedo, quando nós só tínhamos sonhos e muito boa vontade e ninguém acreditava em nós. 
Apesar de isso tudo. "os teimosos" estavam lá, tentando fazer cultura, desde os tempos da Escola Salgado Filho em São Francisco de Assis. Foram incontáveis sonhos, desde os festivais caseiros, roda de violas, invernada de danças, bailes pelo interior... depois viram Azes do Fandango e Piazitos do Fandango na vida do Eri e eu sempre que podia estava junto.
Mas nosso grande sonho sempre foram os festivais e em Abri de 2000 tivemos uma música na 1ª Teiniaguá das Canção Nativa de Quarai, DE CAMPEIRO E DOMADOR em parceria com Marcos Reis. Depois veio o CD dos Ases do Fandango, PRA UMA MENINA e depois vieram muitas outras, inclusive algumas premiadas. 
Mas nosso maior feito foi no ano de 2003 quando juntos, fizemos o Festival Querência do Bugio, que apesar da falta de reconhecimento do povo de nossa terra, esse festival veio somar e muito para a cultura de São Francisco de Assis e conseguimos colocar o município no roll dos festivais do Rio Grande do Sul
O Amilton Brum conheci bem depois de conhecer o Eri, mas, também sempre foi importante não só na parte musical. Com o Amilton, no tempo de os Piazitos do Fandango, venci o meu primeiro festival, em 1999, no 1º Fandango Fest de Rosário do Sul com a música AOS QUE GINETEIAM, um chamamé que teve a parceria musical de Jader Berguemaier, posteriormente gravado pelos Piazitos do Fandango. Viajamos quase 3 anos juntos, com os Pizitos pelos palcos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Depois dessa música tivemos algumas parcerias e certamente muitas músicas que ainda virão.
Mas coloquei esse dois juntos, porque acredito muito no trabalho desses parceiros e eles gravaram um CD juntos, que muito tem orgulhado a Querência do Bugio, com poesias do Grande Salvador Ferrando Lamberty.  E tem andados pelos palcos dos festivais sempre defendendo a boa música da terra, inclusive agora nesse final de Semana estarão no Manancial Missioneiro da Bossoroca defendo uma obra do Grande Moisés Menezes.
Quero dizer da felicidade em tê-los no meu roll de amigos e que muita coisa aprendi com vocês, se as vezes ainda bronqueamos é porque nos queremos bem e queremos cada dia ver o crescimento um do outro. Que o Rio Grande guarde ainda muitos momentos para vivermos juntos, pois as dificuldades ficaram lá no passado, mas os sonhos permanecem envelhecendo conosco e temos muitos ainda para realizar.

Sem comentários:

Enviar um comentário