sexta-feira, 20 de março de 2015

Chiripa ou Xiripá

Aqui um retrato da indumentária mais antiga do gaúcho ou do gaucho,  que infelizmente o Movimento ao invés de preservar a história, a deturpa com "invencionismo" em suas cores e estampas, formas e modelos, com ou sem acompanhamento de outras roupas, chapéus e lenços. 

O Chiripá ou Xiripa é um peça indígena que era usado sem camisa e descalços, principalmente por índios que cavalgavam. Quando inverno usavam couros em forma de poncho, o que mais tarde veio tornar-se o poncho. E algum tempo depois, com a colonização e surgimentos dos povoados e vilarejos, foram incrementando com mais roupas e vestimentas,chegando até a bota de couro, mas sempre discreto e de formação pobre sem malabarismo apoteótico.

O nome Xiripá deriva de Xiripa, roupa de pobre valor, que os nativos da América do Sul usavam quando iniciaram-se os primeiros contatos com a civilização Européia, numa forma de retratar esses povos, mas não com a sua nudez natural.

Deixo aqui algumas fotos pesquisadas, algumas com retratação dessa peça importantíssima na nossa Cultura Regionalista e Tradicionalista, quem sabe assim não veremos tanta deturpação dessa indumentária pelos encontros de bailarinos em seus figurinos extravagantes e luxuosos, quase que apoteóticos. Essa peça na verdade teria que ser a mais discreta e pobre  possível, pois assim foi a sua criação e assim deveria ser a sua retratação para que a história não se perdesse diante do luxo e do exibicionismo. 





1 comentário:

Anónimo disse...

Como é incrível nossa história gaúcha. Pena que desconhecida pela maioria. Parabéns pelo conteúdo.

Enviar um comentário