sexta-feira, 27 de julho de 2012

O violão na poesia gaúcha

O uso do violão como acompanhamento de poesias
Amigos, este é um tema muito discutido pois a poesia gaúcha recitada ou declamada é muito presente no meio cultural Riograndense, seja em rodeios, festivais, concursos etc, e o violão, pelo que se vê, é o instrumento musical mais utilizado para a execução da trilha musical que sempre existe juntamente com os poemas. O executante do violão que acompanha poesias é chamado de "amadrinhador" aqui pela gauchada e é um músico que deve ter habilidade específica para este fim, pois não é simplesmente tocar violão enquanto o declamador desempenha sua função, mas criar todo um ambiente sonoro para que a mensagem do poema aflore e o declamador desempenhe sua função com comodidade e emoção.

Existem três possibilidades de executar uma trilha musical no violão para o acompanhamento de poesias:
1) Compondo um tema específico para o poema em questão - Este é o procedimento mais apropriado e o que confere melhor qualidade ao trabalho. Se você tem condições de conhecer o poema com antecedência e, principalmente se você é compositor este processo é muito interessante. 

Você faz isso da seguinte forma:
- primeiro, leia e releia o poema e entenda a mensagem da poesia;
- utilize recursos de tonalidades MAIOR ou MENOR dependendo da mensagem do poema, se é "triste" ou "alegre". Geralmente os tons maiores são usados em músicas mais alegres (Lá maior, Mi maior, etc) e os tons menores em músicas mais tristes, introspectivas etc.
- utilize ritmos apropriados para a mensagem da letra. Da mesma forma que no ítem anterior, os ritmos também tem a ver com a intenção da mensagem poética, ficando os ritmos mais lentos para temas mais introspectivos e o uso de ritmos mais alegres e dançáveis para temas mais descontraídos.
- crie "momentos musicais" de acordo com os momentos do poema, utilizando os recursos anteriores;
- lembre sempre que você deve estar "conectado" com o declamador. Partes fortes, silêncios, pausas, tudo isso deve ser bem aproveitado pelo amadrinhador para explorar ao máximo a dinâmica da música.

2) Utilizando músicas já existentes - Neste caso você pode utilizar temas musicais já existentes que se adaptem ao poema que está sendo recitado. Não é aconselhável usar músicas muito conhecidas como fundo musical (Canto Alegretense, por exemplo) para não distrair a atenção do ouvinte e do declamador, pois são melodias muito fortes que estão completamente inseridas no inconsciente das pessoas. Se quiser usar, use com muito cuidado e apenas em pequenos trechos. Existem os temas específicos utilizados para poesias, como clichês (trecho musical curto usado em várias músicas que não deve ser confundido com plágio) em várias levadas rítmicas, principalmente milongas, os quais você pode utilizar tranquilamente. 

em www.marcellocamiminha.com no ítem AULAS EM DVD, na loja virtual 
http://www.marcellocaminha.com/?pg=3122  estão disponibilizados uma série de possibilidades para utilização em poesia. Dê uma olhada lá...

3) utilizando a improvisação - quando você é chamado de última hora e não tem tempo de conhecer o poema, apele para o improviso. Neste caso, as levadas de milonga são as mais utilizadas. Daí você tem que ter uma certa prática de improvisação. Lembrando que este não é o método mais indicado. Use somente quando necessário, pois o improviso é uma coisa que nem sempre sai legal, pois vai muito de a gente estar no clima certo, naquele momento.

Fonte: MARCELLO CAMINHA blog  http://violaogaucho.blogspot.com.br/

Sem comentários:

Enviar um comentário