quarta-feira, 30 de julho de 2014

Surpresa no 32º Congresso MTG / SC 2014

Lages: Surpresa no 32º Congresso MTG / SC 2014
Atualizado: no domingo
Lages: MTG – SC muda as regras do jogo aos 45 minutos do segundo tempo.

Com ausência das maiorias dos patrões do litoral catarinense (Compreendesse 7ª, 8ª e 9ª Região Tradicionalistas), O planalto serrano e oeste catarinense realizaram o maior e mais curto congresso da historia do Movimento Tradicionalista Gaúcho Barriga Verde.

O encontro aconteceu neste sábado 26 de julho, na sede da entidade. Dando inicio as 9:30 com parada para almoço, votado e homologado chapa única as 15h. Dando continuidade na reeleição da atual diretoria, com direito de mandato até 31 de dezembro de 2017.

Isto só foi possível da votação confusa da moção nº 1, que se tratava da alteração dos mandatos de 2 em 2 anos passando para 4 em 4 anos, sem reeleição, porem dando poderes e direito desta diretoria continuar, somando no total cinco anos e seis meses de pleno poder.

Com a rapidez da apresentação da moção, com pouco espaço para discussão, tendo patrões que se manifestaram contra e tentaram rever a discussão, caso Patrão Luiz Carlos Cardoso CTG Guardião dos Pampas de Camboriú, a mesa diretora não deu a mínima atenção devida.

O fato que chamou a atenção dos congressistas que passivos assistiam a tudo, sem qualquer discussão foi as moções que ampliava consideravelmente o quadro de membros da diretoria do MTG-SC, entre os aliados e os adversários. Se fazendo jus o cargo vitalício de presidente de honra, ao filiado numero um do MTG SC Sebastião de Matos o Tio Preto.

Outro fato que chamou atenção, foi todo o evento ser presidido (fora a eleição que não ouve) e reeleito por aclamação o então presidente Orides Pompeu, que é candidato a deputado estadual.

O fato que extremamente chamou atenção foram os rumores após a rápida convenção entre alguns patrões de CTG do litoral catarinense devido a exclusão, cogitarem a possibilidade de criar MTGLC . Movimento Tradicionalista do Litoral Catarinense. Quem viver verá no que isto vai dar.

Quem é Pompeo? “Eu sou o Pompeo que todo mundo conhece, peão campeiro, muito humilde e sério. Na administração do MTG/SC pretendo valorizar cada diretoria, ouvindo cada um. Depois desta participação, gosto de decidir objetivamente. Minha experiência como empresário diz que o MTG/SC deve ser administrado como uma empresa que trabalha com dinheiro público, dinheiro de todos os associados de Santa Catarina, por isso merece respeito.”

CAPÍTULO - II
DO CONGRESSO TRADICIONALISTA

Art.13º. É vedado ao MTG-SC:
a) Exercer qualquer atividade político-partidária ou religiosa;
Art. 16o - O Congresso Tradicionalista Gaúcho Barriga Verde se constitui como órgão máximo de deliberação e reunir-se-á ordinariamente de 02 (dois) em 02 (dois) anos. É a reunião em Assembléia Geral das entidades filiadas efetivadas.

Art. 11o - São deveres de todos os filiados:

a) Observar e cumprir as prescrições dos presentes Estatutos, dos Regulamentos do MTG-SC, regimentos internos, e decisões emanadas dos órgãos competentes;
Parágrafo 2º: É obrigatória a presença das entidades filiadas sob pena de multa, estipulada pelo Regimento Interno. (Acrescido).
Art. 23o - Durante a apresentação de reformas do Estatuto do MTG-SC, os Delegados e Congressistas deverão apontar os destaques para a devida discussão.

Art. 146°. O compromisso protocolar será prestado mediante o seguinte juramento, que será lido por um dos empossados com pausa, durante as quais repetido pelos demais:

PROMETO
PELA MINHA HONRA
E DIANTE DO AURIVERDE PENDÃO DA MINHA PÁTRIA,
E DO SAGRADO PAVILHÃO DA NOSSA TERRA, RESPEITAR E ACATAR
CUMPRINDO E FAZENDO CUMPRIR
AS NORMAS DO ESTATUTO,
REGULAMENTO,
CARTA DE PRINCÍPIOS,
E RESOLUÇÕES DO MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO
BUSCANDO EXECUTAR
COM FIDELIDADE E FIRMEZA
AS ATRIBUIÇÕES QUE ME FOREM CONFERIDAS
PARA O APRIMORAMENTO E FORTALECIMENTO
DAS NOSSAS TRADIÇÕES
E MAIOR HONRA E GLORIA
DA NOSSA SAGRADA QUERÊNCIA
E DO NOSSO POVO.

Do código de ética do MTG - SC

VIII - não se valer da causa tradicionalista para promoção pessoal, em detrimento dos princípios orientadores do tradicionalismo;

Por Mauricio Barth...

Tudo na próxima edição GAZETA CTG

Fonte: Federação Gaúcha de Laço

Sem comentários:

Enviar um comentário