segunda-feira, 14 de julho de 2014

58º RODEIO DE POETAS CRIOULOS

Na tarde de 28 de junho de 2014, no Auditório Guilherme Schultz Filho, da Ordem dos Advogados do Brasil, aconteceu o 58º Rodeio de Poetas Crioulos, que veio a ser um dos eventos mais marcantes da história da Estância da Poesia Crioula.
Tendo como Mestres de Cerimônia a consagrada dupla Adriana Braun e Odilon Ramos, a solenidade iniciou com a execução à capela do Hino Nacional Brasileiro e logo após um grande espetáculo pajadoresco e musical com Paulo de Freitas Mendonça, Raul Quiroga e Americanto, que encantou toda a platéia.
A mesa oficial do evento foi composta pelo presidente Cândido Brasil, a Ex-Presidente Beatriz de Castro, os Confrades e palestrantes da Cidade de Maravilha, SC, José Alberto Barbosa e José Isaac Pilati, mais o Secretário de Atas Darci Everton Dárgen.
O presidente Cândido Brasil fez a sua saudação inicial e declarou aberto os trabalhos e na sequência José Isaac Pilati e José Alberto Barbosa prestaram emocionante homenagem ao Patrono Espiritual do Rodeio, o poeta e fundador Juca Ruivo, descrevendo fatos da vida do grande vate e sobre sua obra, prendendo a atenção de toda a platéia, onde estavam familiares do homenageado.
Também em homenagem ao Patrono Espiritual, o Poeta Darci Dárgen declamou o seu belíssimo poema “Tributo a Juca Ruivo”.
Depois os apresentadores anunciaram os vencedores dos concursos literários do 1º semestre de 2014 e a abertura de inscrições para os concursos literários do 2º semestre, que são: 9º Concurso de Poesia “Taveira Junior”, 9º Concurso de Conto “Alcides Maia” e 4º Concurso de Trova Literária “José Barros de Vasconcellos”.
Foram divulgados os nomes dos novos associados da Academia Xucra do Rio Grande, aprovados pela Comissão Seletiva e oriundos de vários cantos do estado: Adão Quevedo, de São Lourenço do Sul; Alan Otho Redü, de Canguçu; Adriano Viegas Medeiros, de Lages/SC; Cristiano Viegas Medeiros, de Uruguaiana; José Luiz Flores Moró, de Farroupilha; José Luiz dos Santos, de Santa Maria; Juarez Machado de Farias, de Piratini; Juca Moraes, de Cruz Alta; Moacir Dávila Severo, de Alegrete; Maximiliano Alves de Moraes, de Alegrete; Odilon Ramos, de Santo Antonio da Patrulha; Omair Trindade, de Caxias do Sul e Paulo Cesar Limas, de Itaqui.
Após houve a homenagem aos 90 anos de nascimento de Jayme Caetano Braun, com uma importante e carismática palestra da Poetisa Danci Ramos, seguida da apresentação poética do renomado declamador Chico Azambuja, da cidade de Bagé.
Seguindo a programação, aconteceu outro momento sublime do evento, que foi a entrega da Medalha Vargas Neto 2014, onde foram agraciados:, in memorian, o Poeta e Fundador Galvão de Oliveira Loureiro, de Esteio, recebida pelos familiares. Também, in memorian, o Poeta e Fundador Cyro Soares Sander, de Canela, recebida pelos familiares. Pela sua atuação poética no meio tradicionalista o Padre Amadeu Gomes Canellas.
Para encerrar a condecoração da Medalha Vargas Neto, foi homenageado, in memorian, com a outorga, o Patrono Espiritual do 58º Rodeio, Poeta e Fundador José Leal Filho, consagrado nas letras gaúchas como Juca Ruivo.
O declamador Neiton Perufo, de Bento Gonçalves, declamou, de autoria de Juca Ruivo, o poema “Ñenquentru”, emocionando a todos os presentes.
Houve ainda uma homenagem da Estância da Poesia Crioula ao CTG Juca Ruivo, de Maravilha, SC, através da explanação do Poeta e Ex-Presidente José Machado Leal.
A Poetisa e Ex-Presidente Beatriz de Castro, em nome da Estância da Poesia Crioula entregou uma placa ao CTG Juca Ruivo, pela sua atuação em prol da cultura gaúcha e pela preservação da memória do grande vate e prestou uma comovida homenagem ao Presidente Cândido Brasil e sua diretoria pelo trabalho desenvolvido ao longo de quatro anos a frente da Academia Xucra do Rio Grande.
No encerramento, foi anunciado o resultado do pleito eleitoral para a posse da nova diretoria para o biênio 2014/2015, com a aclamação da chapa inscrita, composta da seguinte nominata:

Presidente: Wilson Tubino
Vice-Presidente: Cesar Tomazzini Liscano
Secretário Geral: Cândido Brasil
2º Secretário: Carlos Homrich
1º Tesoureiro: Cristiano Ferreira 
2º Tesoureiro: Ubirajara Anchieta
Conselho Deliberativo: Darci Dárgen, Luiz Ibarra, Mário Amaral
Suplente: Cesar Soares
Conselho Fiscal: Dilmar Paixão, Paulinho Pires, Jurema Chaves
Suplente: Joseti Gomes
Diretora de Biblioteca, Arquivo e Museu: Beatriz de Castro
Diretor de Edições e Publicidade: Danci Ramos
Diretor de Promoções Culturais: Léo Ribeiro de Souza
Comissão Seletiva: Cândido Brasil, Léo Ribeiro de Souza e Wilson Tubino 
Delegado Itinerante: José Machado Leal

O Presidente Cândido Brasil oficialmente passou o cargo ao Presidente eleito, que fez uso da palavra, agradecendo o apoio recebido e prometendo obedecer as normas estatutárias e já no uso de suas atribuições, como primeiro ato, concedeu ao Presidente que ora passava o cargo, a Medalha Vargas Neto, pelos relevantes serviços prestados a entidade nos quatro anos de gestão, elevando a um novo patamar de destaque no meio cultural, sendo este um momento de profunda emoção que envolveu a todo o ambiente.
Por fim, o Confrade Paulinho Pires pediu a palavra e deixou a sua mensagem telúrica e espiritualizada e brindou a todos com uma belíssima apresentação na sua gaita de boca.
No encerramento houve a execução do Hino Rio-Grandense, à capela.
O 58º Rodeio de Poetas da Estância da Poesia Crioulo teve o patrocínio de AMBEP - Associação de Mantenedores Beneficiários da Petros, GBOEX, Bastos Produções, Fundação Cultural Gaúcha – MTG e Rádio Tertúlia, que transmitiu ao vivo o evento, em cadeia de rádio com mais três emissoras.

Sem comentários:

Enviar um comentário