segunda-feira, 12 de março de 2012

ENCONTRO DA BOCHA FEMININA FOI UM SUCESSO

O Encontro da Bocha Feminina de Santa Maria, que aconteceu no último sábado na sede da Sociedade Recreativa Cruzeiro do Sul, dia 10 de março de 2012, foi um sucesso surpreendente. O evento reuniu mais de cinquenta bochófilas que fizeram a história do esporte na cidade, todas receberam uma “Menção Honrosa”, como agradecimento pela difusão do esporte. Cerca de 300 pessoas acompanharam as homenagens prestadas às primeiras atletas da cidade, a mais entusiasta de todas e a mais premiada de todos os tempos, que recebram placas como Homenageadas especiais junto com jogadoras que fizeram parte dos times que disputavam citadinos e estaduais da categoria.
O Evento começou ainda na tarde de sábado, quando dois jogos comemorativos marcaram a integração entre as atletas e ex-atletas do esporte e ainda inauguraram a nova cancha de bocha do Cruzeiro do Sul, tendo como marca registrada a alegria das atletas.
O Encontro de gerações e de amigas continuou à noite com um jantar repleto de pessoas importantes do esporte. O presidente da Liga Independente de Bocha de Santa Maria, Nelson Silva Alves, destacou a importância do evento para a bocha de Santa Maria:
- Só resta parabenizar pela grande iniciativa de lembrar da bocha feminina da cidade que já foi uma das melhores do Brasil.
A coordenação do evento salientou que várias entidades já manifestaram o interesse de sediar o evento no ano que vem, reunindo mais atletas e destacando também personalidades do esporte no âmbito estadual.
- Foi um evento de muita grandeza e uma demonstração de carinho para com a bocha da cidade. Cometemos erros, mas este foi o primeiro evento, o próximo será ainda melhor, pois poderemos ter mais tempo para organizar e fazer um novo encontro com mais homenageados ainda. Tivemos pouco tempo e dificuldades para encontrar muitas pessoas, mesmo assim foi um sucesso.
Três técnicos foram escolhidos pelas mulheres para serem homenageados: Claudio Bello, destaque pelas equipes do Ponche Verde nos anos 90; Afonso da Luz e Vilmar Pires, ambos como destaque pelas equipes femininas do Piá do Sul, também na mesma época. 
Hoje as entidades de Santa Maria não podem mais participar de campeonatos à nível estadual e brasileiro, pois nenhum clube é filiado a Federação Gaúcha de Bocha e Confederação Brasileira de Bocha, o que dificulta a renovação do esporte. A cidade ainda tem a Liga Independente de Bocha, que organiza campeonatos dentro do município e reúne cerca de 10 times nas competições femininas.
Com o sucesso, o evento já fazia parte da Semana Municipal da Mulher, deve fazer parte do calendário dos eventos oficiais do município, proposta feita pela vereadora Sandra Rebellato, madrinha da equipe feminina da Sociedade Cruzeiro do Sul.

AS HOMENAGEADAS
- Menção Honrosa para 50 atletas e ex-atletas;
- Pioneiras da bocha: Iracema Dias, Shirlei Ferreira, Vanda Rocha, Ilda Moro
- A mais entusiasta: Irlen Dias
- A mais premiada de todos os tempos: Eliane Somavilla

Fonte: Fabrício Vargas - Jornal Arazão

Sem comentários:

Enviar um comentário