quarta-feira, 21 de março de 2012

César Passarinho, o céu está em festa!

 
César Escoto, o César Passarinho, nasceu em Uruguaiana em 21 de Março de 1949, estaria hoje completando 63 anos de idade, mas a vida lhe foi ingrata e no dia 14 de Maio de 1998, o Cantor de o Negro da Gaita, partiu para a querência eterna.
O intérprete de Guri e Negro da Gaita foi também o cantor símbolo da Califórnia da Canção Nativa. O apelido Passarinho é uma referência ao pai, que tinha a alcunha de gurrião (pardal). O filho do pássaro se transformou em passarinho.
O músico das milongas começou a carreira musical tocando nos bailes de Uruguaiana. Foi com a 3ª Califórnia, em 1973, que ele descobriu a música regionalista com a apresentação da composição Último Grito.
Com quatro Calhandras de Ouro – troféu máximo da Califórnia – e a conquista de sete prêmios de melhor intérprete, Passarinho foi o mais destacado dos vencedores do festival.
Em 1983, a música Guri subiu ao palco da Califórnia com a participação de Neto Fagundes e Renato Borghetti.
César Passarinho morreu, no Hospital Saúde, em Caxias do Sul. O cantor estava internado havia 43 dias tratando de um câncer no pulmão direito.
César Passarinho teve 7  discos gravados, todos com grandes sucessos da música nativista do Rio Grande do Sul, Pátria que ele amou e que cantou suas belezas até a hora derradeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário