terça-feira, 19 de julho de 2016

ORDEM DE APRESENTAÇÃO DO 25º RONCO DO BUGIO


Já falamos sobre este tema, várias vezes, aqui neste espaço. Mas como findamos mais uma triagem para o festival Ronco do Bugio e os fatos se repetem, voltamos a mencionar o assunto.

Quero deixar claro que não faço parte da comissão de avaliadores do festival mas, como o procedimento (triagem) aconteceu em meu galpão Aconchego dos Gaudérios, percebi, meio de soslaio, o mesmo rumo de interpretação de quando fui jurado outras tantas vezes.

Muitos concorrentes tem para si que sua composição é perfeita e não entendem o porque de que a mesma não foi classificada,. Então, vamos repetir os três pontos básico para sair-se bem numa classificatória do Ronco:

1 - RITMO: O Ronco do Bugio é o único festival desta Província de São Pedro onde só se permite um compasso, ou seja, o bugio. Pelo que percebi na tarde de sábado muitas concorrentes de boa qualidade deixaram de classificar-se por serem vaneiras, chamarras... menos bugio. Se os avaliadores permitirem que um ritmo que não seja o exigido no regulamento suba ao palco, a cobrança virá, com certeza.

2 - LETRA: A maioria dos concorrentes continua vinculando a letra com a jocosidade, com coisas engraçadas, por vezes grosseiras e falando especificamente do primata, do bicho bugio. Se o ritmo é obrigatório, a letra permite a vastidão de ideias. Letras com começo, meio e fim, que tragam uma mensagem bonita, diferenciadas, de interesse geral, até românticas, sempre serão bem-vindas.

3 - INTERPRETAÇÃO: Muitos participantes avisam antes de começar a música. - "Gravação apenas para triagem". Isto é uma preparação aos jurados de que não virá coisa boa em se tratando de interpretação. Não tem que ser assim. Um boa gravação, com voz afinada, bons arranjos, vocal a contento, harmonia, faz parte do jogo pois quem garante aos jurados que, caso classificada, tal composição irá melhorar muito no dia da apresentação?

Tudo isto parece detalhes insignificantes, mas que num contexto de mais de cem composições para retirar apenas dez, faz muita diferença.

Atenção a todos os músicos que estarão em São Francisco de Paula para a ordem de apresentação da músicas que irão ao palco do 25º Ronco do Bugio:

SEXTA-FEIRA
NO GALPÃO SERRANO (Bugiozinho)
Mateus Reis Machado

BUGIO SOCADO
Letra: Jardel Borba
Música: Jardel Borba

A BANDEIRA DO RIO GRANDE
Letra: Mario Amaral
Música: Clóvis de Souza

TAIPEIRO SERRANO
Letra: Hermes Lopes
Música: Érlon Péricles

MESTRE GAITEIRO
Letra: Riva Barreto
Música: Riva Barreto e Mario Tressoldi

NA EVOCAÇÃO DO BUGIO
Letra: Leomar Ferraz
Música: Luciano Rosa e Leomar Ferraz

SÁBADO
SONORIDADE SERRANA (Bugiozinho)
Manuela Bassualdo Duarte

NO RONCAR DE UM BUGIO
Letra: Paulo Ricardo Costa
Música: Halber Lopes e Jarbas Nadal

BOCA DE CORREDOR
Letra: Jairo Fonseca
Música: Jardel Borba

UM BUGIO BEM GAÚCHO
Letra: Nenito Sarturi
Música: Leonardo Sarturi

OS TROPEIROS DE SÃO CHICO
Letra: Anildo de Souza Araújo, Milton César Hoff e Jones Andrei Vieira
Música: Jones Andrei Vieira

TROPEL DE RECUERDOS
Letra: Érlon Péricles
Música: Érlon Péricles

Fonte: Blog Léo Ribeiro 

Sem comentários:

Enviar um comentário