sábado, 12 de outubro de 2013

CTG Chama Crioula exalta a cultura local na abertura do 24º FEGAMS


Mesa de autoridades

Na noite desta quinta-feira, 10 de outubro ocorreu a abertura oficial do 24º FEGAMS, em São Gabriel do Oeste, organizado pelo CTG Chama Crioula e pela Fundação Cultural do Município.

Antes da abertura oficial ocorreu a Missa Crioula, dentro das tradições gaúchas, o que causou ligeira dificuldade ao Pároco Carlos Tonello, que a celebrou.

Na missa e na solenidade de abertura participaram os patrões dos CTGs participantes, que somem nove, neste ano, o Patrão do MTG, Movimento Tradicionalista Gaúcho, de Mato Grosso do Sul, Natal Marchioro, a presidente da Fundação Cultural de São Gabriel do Oeste, Maria Irene Reginatto Eibel, o Prefeito Adão Rolim, o Secretário de Estado de Habitação e Infraestrutura, o tradicionalista Carlos Marun, que representou o governador André Puccinelli e o Secretário de Estado de Cultura, Américo Calheiros, além de vereadores locais e secretários municipais.

Nos discursos as autoridades lembraram que até o momento nenhum governo do estado investiu tanto em cultura como o que faz o atual e o CTG Chama Crioula seguiu o tema e investiu em um show de abertura que demonstrou o potencial cultural do Município.

São Gabriel do Oeste nasceu a partir da chegada dos gaúchos a Mato Grosso do Sul, que chegaram com as culturas europeias natural do Rio Grande do Sul e se miscigenou com a cultura local e de outros estados, no trabalho de desenvolvimento local.

Como ocorreu em outras localidades de MS, São Gabriel do Oeste nasceu e cresceu a partir do cultivo da soja, depois o milho, o algodão e outras culturas, além do desenvolvimento da pecuária e outras atividades do agronegócio.

O show de abertura representou cada povo que faz parte da história do lugar e seus costumes.

Nesta sexta-feira, 11 de outubro, aniversário do Estado de Mato Grosso do Sul, iniciam-se as apresentações da competição em várias categorias de danças, jogos, canto, instrumental, poesia, declamação, causos e trova.

O Portal Jovemsulnews transmite ao vivo, para a rede mundial de computadores, tudo o que ocorre no Palco 01, onde ocorrem as competições de dança, a principal categoria e a mais concorrida do evento.

Neste mesmo palco será transmitida a divulgação dos resultados e a premiação, momento especial do evento, com grande expectativa do público.

Apoio: CTG Cultivando a Tradição, de Chapadão do Sul, CTG Chama Crioula, de São Gabriel do Oeste e Fundação Cultural de São Gabriel do Oeste.

Estamos Editando a GALERIA DE FOTOS.

Fonte: Jovemsulnews (Norbertino Angeli)

Sem comentários:

Enviar um comentário