sexta-feira, 16 de agosto de 2024

ESTANCIA DA ARTE - SEM FRONTEIRAS - LAUREN DE BACCO

Sem Fronteiras - este é o título da mostra que marca a quarta edição do Estância da Arte. Como o nome sugere, desta vez expandirão ainda mais o alcance do projeto para mostrar que nossa cultura e tradição superam limites geográficos e linguísticos, tornando-se denominador comum através do amor ao grande Pampa.
Pela primeira vez na história do Estância da Arte terás, entre os nomes convidados para a exposição, dois artistas argentinos, que farão sua estreia em solo brasileiro. Os desafios logísticos que se impõem nesta empreitada se justificam pela possibilidade de intercâmbio de olhares sobre nossas vivências, tão próximas apesar das fronteiras.

Além desses mais artistas convidados da edição 2024 do projeto Estância da Arte. Que são eles: Aldo Chiappe - Caé Braga - Maurício Fidelis - Nakle - Nazareno Gonzalez - Voldinei Lucas - Lauren De Bacco - Todos artistas consagrados na pintura ou escutura e que terão esse espaço para mostrar o que de melhor fazem nesse seteo espaço de artistas.

Visite a exposição Sem Fronteiras de 24 de agosto a 1º de setembro, na expointer, em Esteio/RS.
O projeto Estância da Arte (PRONAC: 234534) conta com patrocínio master do Banco de Lage Landen; patrocínio da Agrofel (agrofelgraoseinsumos), Marcher Brasil (marcherbrasil) e Guaibacar (guaibacar). Apoio da RBS TV (rbstv). Realização da Simples Assim (prodsimplesassim) e Ministério da Cultura (minc), Governo Federal União e Reconstrução (governodobrasil), através da Lei de Incentivo à Cultura.

Mas quero apresentar, ela que além de minha amiga é alguém que tenho uma admiração impar, pelo belo traço  de realismo de seus desenhos que me encantam e que já me inspiraram para modestos versos, falo de LAUREN  DE BACCO - natural de São Vicente do Sul/RS, Lauren é artista autodidata e transmite sua paixão pela história e tradições gaúchas através do desenho. Já realizou exposições no Palácio Piratini, em Porto Alegre/RS, e na Expofeira de Pedro Osório/RS, além de ilustrar livros como Olhos Pampa, de Xirú Antunes, e Relincho de Potro, de Ricardo R. Silveira.

Seus desenhos desfilam pela suas páginas na web com um realismo impressionante, quase sempre refletindo a vida dos cavalos crioulos, à qual imagino ser uma de suas paixões, além da vida cotidiana do campo, desde à sua simplicidade até os momentos que marcaram à vida de todos nós. 

DESENHO que a Lauren de Bacco fez para a sua avó e que me isnpírou escrever esses versos, ALÉM DA JANELA!

Além da janela!
118/2024

A minha avó me ensinou…
A ver a vida além da janela,
Que o campo não floresce,
Com cadeado nas cancelas.

Nem contenta as migalhas,
As quitandas de um coração,
Não precisa se ter fortunas,
Quando a vida te dá razão.

Pois ninguém cultiva flores…
Se tem medo dos espinhos,
Nem alimenta os dissabores,
Para carregar pelos caminhos!

REFRÃO:
A minha avó era tão sábia…
Tudo o que sei, eu devo a ela,
Desde de cedo me ensinou,
A ver a vida além da janela!

Ver que o mundo tem a cor,
Que cada um pinta no olhar,
Só carrega marcas de dor…
Quem soube um dia, levantar.

Me criei por entres os bichos,
Aprendi que somos iguais…
Minha avó quem me ensinou,
Esse amor pelos animais…

Mostrando que a simplicidade,
São lições que a vida ensina…
Pr’um dia se tornar saudade,
Nos olhos da mesma menina!

Sem comentários:

Enviar um comentário