terça-feira, 23 de setembro de 2014

2ª CAVALGADA HISTÓRICA CEL PILLAR-DEZ 2002 em São Francisco de Assis

 
Realizada pelo 1º Regimento de Policia Montada e a confraria de Resgate Histórico Sangue Farrapo,com trajeto do Capão das Laranjeiras-São Francisco de Assis(lugar do combate onde faleceu o Cel Pillar em confronto com os Federalistas de Inácio Cortez)) a Santa Maria,sede do Regimento do qual foi 1º comandante e atual Patrono.

A 1ª Cavalgada foi realizada no comando do Cel Artidor com encenação do combate inclusive.


QUEM FOI CEL. PILLAR

Coronel Fabrício Baptista de Oliveira Pillar

Nasceu na região da Campanha, em São Vicente do Sul, freguesia de São Gabriel, a 24 de agosto de 1856, filho de Vidal José de Oliveira e Rita Laura de Mesquita.

Com 18 anos, em 03 de fevereiro de 1874, iniciou sua carreira militar, no 4º Regimento de Cavalaria Ligeira, então sediado em Santana do Livramento. Em apenas três anos, percorre toda a hierarquia dos escalões inferiores do Exército, ingressou na Escola Militar da Província, completando o curso superior em 1884.
Com o advento da Revolução Federalista, irrompida no Rio Grande do Sul, foi colocado à disposição do Governo do Estado, então presidido por Júlio Prates de Castilhos, para organizar e comandar o 1º Regimento de Cavalaria da Brigada Militar criado em 1892. Com seu Regimento percorreu o Estado, participando de diversos combates como os de Upamoroti, Inhanduí, Piraí, Carovi.

No combate de Carovi teve destacada atuação, episódio em que foi ferido mortalmente o general Gumercindo Saraiva. A 06 de setembro de 1894 o tenente-coronel Pillar morre em combate no Capão das Laranjeiras, São Francisco de Assis, vitimado por bala inimiga.

Sem comentários:

Enviar um comentário