domingo, 25 de dezembro de 2011

Fim de semana na fronteira oeste do Rio Grande - uma ótima opção!

Recebi esse poste de um amigo no e-mail, feito pelo clic RBS, e resolvi postar, porque há tantos que querem conhecer o mundo, mas não conhecem a sua aldeia.

Talvez muitos de vocês tenham muita vontade de conhecer mais do interior do Rio Grande e só estão esperando um empurrãozinho para zarpar.

Pegando a estrada, céus do nosso Pampa, lindo demais
Pois neste final de semana me fui em direção a fronteira oeste, eu tenho relação antiga com aquela região, pois a familia do Paulinho é de lá, "do" Alegrete. Os pelotenses dizem que são "di" Pelotas. Já os bageenses são "de" Bagé. E os alegretenses afirmam, com o orgulho natural dos que nasceram lá, que são "do" Alegrete. São da região, não só do Alegrete, mas de Uruguaiana, Quaraí, enfim são dos lados da fronteira oeste.


Chegando em Rosário do Sul

O rio Santa Maria bem baixo, a seca já começa a se fazer sentir
Você pode sair de Porto Alegre em uma sexta-feira , até Alegrete são em torno de 480km, a paisagem é muito bonita e a estrada é tranquila, nada parecido com a BR 116 ou a free way, ou seja, sem stress. Eu aconselho 3 lugares bons para parar no caminho: Primeiro ali perto da entrada de Cachoeira do Sul tem o posto Papagaio, muito bom e sortido, depois perto da entrada de Bagé tem o Posto das Laranjeiras com um espeto corrido que saiu até em um programa de viagens da TV francesa e por último o velho e tradicional Batoví, que fica na entrada de São Gabriel ( uma das alegrias da viagem do Marcelo são os pasteis do Batovi, uma verdadeira refeição)


Perto do Alegrete uma série de painéis homenageando a cidade através do célebre " Canto Alegretense" do Nico Fagundes
Você está se perguntando " tá a paisagem é bonita, mas o que eu vou fazer por lá"?? Bueno, então já lhe respondo. Eu aconselharia você a ir até Quaraí e lá atravessar a ponte que liga o Brasil ao Uruguay, e ir passear e fazer compras em Artigas, gente é claro que Artigas não é uma megalópole, mas tem um free shop bem legal, uma daquelas lojas Neutral, muito sortidas, e com o dólar mais em conta as coisas são muito acessíveis, e para mim a grande vantagem - é vazio!! Vocês imaginam que estamos há apenas 1 semana do Natal e no sábado de manhã a loja tinha poucas pessoas, filas pequenas, tudo muito bom. E se você gosta de comprar uns vinhos chilenos então, vai achar muita coisa boa.Eu comprei um Santa Helena reservado Sauvignon Blanc por U$ 4!!! Um Castillero del Diablo rosé por U$ 8. Fora que adoro comprar aquelas comidinhas para levar pra praia, tipo molho Barilla, alcaparras, azeite de oliva, perfumes, etc, etc. Depois tem uma loja uruguaia que chama Montevideo, de coisas para casa, que é uma verdadeira pechincha!

Cruzando a ponte que divide a cidade de Quaraí da cidade de Artigas, no Uruguay

Artigas, uma cidadezinha muito simpática com um comércio bem sortido

Cerro do Jarau, que fica no municipio de Quaraí, local que figura a lenda gaúcha Salamanca do Jarau, criada por José Simões de Lopes Neto, onde conta a história da princesa moura (Teiniaguá, como também é conhecida por muitos) que se abriga em uma furna do Cerro do Jarau.

Feito isso você pega a Br 290 de novo e segue até Uruguaiana que tem ao menos 2 hotéis bem bons para ficar, o tradicional Hotel Gloria -
E um mais novo que é o Hotel Presidente - http://www.hotelpresidenteuruguaiana.com.br/
E vamos combinar que cidade de fronteira tem lá o seu charme. Uruguaiana está muito bonita, ruas arborizadas e uma praça central totalmente renovada com um ótimo restaurante na praça e um café que tem muitas coisas boas para se aperitivar, chope gelado, assim no meio da praça, das árvores, uma bela opção para uma noite de verão.

Por do sol em Uruguaiana, sob o Rio Uruguai
No dia seguinte você atravessa a ponte o vai até Paso de los Libres na Argentina, o Peso está bastante desvalorizado em relação ao Real, em consequência disto as coisas estão muito acessíveis pra nós por lá.

Aduana entre Uruguaiana e Paso de los Libres
Tem uns lugares que sempre confiro quando vou a Libres, uma é a loja chamada Zona Franca, tem de tudo em termos de vestuário, camisas Legacy, Brooksfield, Lacoste, La Martina a gente faz a festa. Depois tem a Rural que tem aquelas coisas argentinas legais como mateiras de couro, coisas de prata, cuias com borda de prata, panos, porta retratos de prata, enfim todas aquelas coisas bacanas que só tem lá. Sem falar que eu adoro dar uma passadinha no super mercado eles tem umas coisinhas diferentes e muito boas.
Nosso Pampa é um lugar incrível com uma riqueza cultural imensa, quando vou para a estância acho bárbaro observar como o gaúcho do campo valoriza suas raizes e tradições, seja na maneira de vestir, de se comportar, de montar a cavalo, tocar o gado. São valores dos quais eles se orgulham e passam aos filhos. É bonito de ver.

Gauchos em dia de festa na Estância

O chimarrão ou mate, eterno companheiro

Brincando de tiro de laço


O assado de ovelha não pode faltar

Passear pelos campos de dentro, estradinhas secundárias, além da paisagem ser linda, de vislumbrar aquele horizonte ao longe de um "mundo grande sem porteira" você ainda pode ter a sorte de ver de perto muitos animais tipicos da região.

Dois filhotinhos de Graxaim, ou Zorro como é chamado na fronteira


Bando de Emas

Capivaras nos açudes

Termino este post com uma foto do por do sol no Cerro do Jarau, espero que vocês tenham gostado. Se gostaram curtam a página do Viajando com Arte (https://www.facebook.com/pages/Viajando-com-Arte/) no facebook para receber nossas atualizações."A cultura é aquilo que permanece no homem quando ele já esqueceu todo o resto."
( Émile Henriot )

1 comentário:

Felipe disse...

Gostei muito do blog entre mates e guitarra fantastico você teria dicas de estudo para guitarra rock? escalas arpejos exercicios?

Enviar um comentário