sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Desabafo de um campeiro

Onde tem muita regra, onde os estatutos mandam mais que a conduta, os seguidores vão abandonando...
Bueno na Convenção Tradicionalista deste ano na cidade de Taquara, ouve um explanação que me chamou atenção. 
Foi colocado um manequim de um gaúcho pilchado como manda as normas do MTG ( bombacha larga, chapéu de aba larga, lenço com 25 cm após o nó e por ai vai), com uma plaqueta pendurada com a seguinte frase: EU SOU GAÚCHO; ao lado um outro manequim , com um gaúcho usando "boena", alpargata, rastra, lenço curto etc... e pendurado ao pescoço uma plaqueta com a seguinte frase: EU QUERO SER GAÚCHO. 
Tchê um gaúcho não é mais gaúcho por usar um chapéu ( com no mínimo tantos centímetros de aba) ao envés de uma boena; nem é menos gaúcho do quem usa uma rastra ao invéz da cinto ( com 3 guaiacas e tal), ou quem usa um lenço com comprimento inferior a 25 cm depois do nó. Também não vai ser mais gaúcho escutando vaneira do que chamame, ou bombacha estreita ou invéz da larga. 
Me perdoem os "metido a gaúcho", os "sábios" da cúpula do tradicionalismo,mas recomendo uma viagem à fronteira até uma fazenda onde a lida no campo ainda é muito forte para ver a indumentária e seus costumes, pra ver se essa verdade não vocês pregam não cai por terra.

PARA PENSAR I: Por que será que o fundador do movimento , Paixão Cortes, não participa mais do mesmo ( se participa é escondido por que nunca vejo). Por que sera que Antonio Fagundes, endeusado pelas suas pesquisas e escritos se afastou no movimento...

PARA PENSAR II: Dentro do anos passado, existiram varios tipos de pilchas de costumes, cada qual conforme a sua época. Desfilam no ENART os grupos representando épocas diferentes da história com Xiripas primitivos, Bombachas, Estancieiro entre outros... Isso é fruto de evolução, mas como vai se evoluir se o MTG poda isso?
Tudo bem que tenha um regramento mas tudo tem limite. Tem coisas mais importantes do que altura de sola de bota de peão ( que agora tem que ser de um centimentro) para se preocupar.
Bueno, fica aqui meu desabafo. E uma reflexão com uma frase do velho Jaime.
" A autenticidade é a maior diferença entre os que são, e os que querem ser", Portanto não confundam AUTENTICIDADE com RADICALISMO....

Pra terminar. O que o MTG esta fazendo para valorizar aqueles gaúchos do interior, o agricultor que tira seu sustento da agricultura familiar e que frequenta aquele CTG de fundo de campo... Os que ainda existem, por que o êxodo rural é grande e a anuidade do MTG é cara.

Assim que terminar minha gestão como peão campeiro me desligo do movimento. Para ser tradicionalista, não preciso ser filiado a um movimento o qual eu não concordo com a filosofia.

Claudio Vargas Peão Destaque Campeiro da 3° RT.
Invernada Adulta CTG Passo do Ijui.
Postado no Face de: Claudio Vargas

Sem comentários:

Enviar um comentário