quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Aos Senhores Patrões e Delegados do MTG

Meus Queridos Amigos Tradicionalistas.

Estamos a poucos dias do 59º Congresso Tradicionalista Gaúcho a ser realizado na 26ª Região Tradicionalista, na cidade de Pelotas (dias 06 - 07 e 08/01/2012).

Quero lembrar aos Tradicionalistas, especialmente aos Patrões e Delegados que irão participar do Congresso, que temos a obrigação de votarmos consciente naquilo que realmente vem ajudar os rumos, os direcionamentos de nossas Tradições Gaúchas, pois se faz necessário ajeitarmos os prumos do nosso Tradicionalismo (já que crescemos tanto). Mas não aquilo que venha mudar as nossas Tradições, ou melhor, mudar a nossa Carta de Princípios.

Glaucus Saraiva, quando criou a Carta de Princípios, nos diz em seu Artigo 6º:
“Preservar nosso patrimônio sociológico representado, principalmente, pelo linguajar, vestimenta, arte culinária, forma de lides e artes populares.”

Pois este artigo, que se enquadra nos aspectos culturais do nosso Movimento Tradicionalista Gaúcho nos diz que DEVEMOS PRESERVAR nosso linguajar, vestimenta, arte culinária, forma de lides e artes populares. Portanto meus queridos Tradicionalistas não vão votar em alterações que dizem respeito a nossa vestimenta, linguajar e as demais formas de lides e artes populares.

Tenho certeza que os Tradicionalistas que preservam as nossas Tradições Gaúchas não querem deixar para nossos filhos uma Tradição da qual retiramos um pedaço para depois dizermos para eles: “quando frequentava o meu CTG era assim, mas em um Congresso, os Patrões e Delegados votantes tiraram parte disso e agora é assim...”TRADIÇÃO NÃO SE MUDA – SE PRESERVA. Temos que cuidar principalmente das tradições regionais.

Prezados Patrões e Delegados. Não esqueçamos que está em nossas mãos a continuidade de nossas Tradições que tanto nossos precursores queriam e querem que seja preservado. Vamos manter acessa essa chama do Grupo dos Oito que hoje é cultuada em todos os rincões do mundo. O Princípio de número 20 nos diz que “devemos zelar pela pureza e fidelidade de nossos costumes autênticos, combatendo todas as manifestações individuais ou coletivas, que artificializem ou descaracterizem as nossas coisas tradicionais”.

Por derradeiro, meus Amigos Tradicionalistas, somos nós, CTG's que mantemos o Movimento Tradicionalista Gaúcho - MTG pagando nossas anuidades, nossos cartões, etc. E o que recebemos de troca se até os cursos que fazemos no MTG são cobrados de nós?


CARLOS HOMRICH
Advogado-OAB/RS 39.479
Tradicionalista
Sócio Fundador da AATF
(Associação dos Amigos do IGTF)
Vice-Coordenador da 1º RT - 2007/2008
Conselheiro de Ética da ª RT - 2009/2010
Sócio Fundador e Ex-Patrão do DTG MALA de Garupa - 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário